Um ano após abrir seu primeiro restaurante em Miami, parte de um plano que previa lojas em mais cinco cidades nos Estados Unidos, a rede Coco Bambu decidiu rever a estratégia e fechou a sua loja em South Beach. Não foi uma decisão fácil. Afinal, foram investidos US$ 10 milhões na operação. “A escolha da cidade foi equivocada”, diz Afrânio Barreira, fundador e presidente da rede de 30 unidades no Brasil e faturamento anual de R$ 600 milhões. “Miami é uma cidade sazonal, durante parte do ano há diversos apartamentos de brasileiros ou de americanos de outras cidades que ficam fechados.” Agora, uma nova expansão é cogitada em um modelo no qual os custos – e os riscos – são divididos. Por enquanto, a única eleita é a cidade de San Diego. Motivo: o investimento será feito em conjunto com a cervejaria Novo Brazil, dos fundadores da Wäls, vendida para a Ambev, em 2015.

(Nota publicada na Edição 1087 da Revista Dinheiro, com colaboração de: Hugo Cilo, Moacir Drska e Pedro Borg)