PARIS (Reuters) – A associação de comerciantes de grãos Coceral elevou nesta terça-feira sua estimativa para a produção de trigo “soft” da União Europeia neste ano, citando excelentes perspectivas de rendimento nos países dos Bálcãs e na Espanha.

A produção de trigo “soft” nos 17 países membros da UE deverá atingir 130,9 milhões de toneladas, ante 126,6 milhões de toneladas na estimativa publicada em março, ficando cerca de 10% acima da safra do ano passado, de 118,7 milhões de toneladas, disse a Coceral.

Na semana passada, a consultoria Strategie Grains também apontou para boas perspectivas de colheita no sudeste da Europa, ao manter inalterada sua projeção para a safra de trigo “soft” do bloco, apesar de uma redução na estimativa para a França devido ao tempo frio e seco.

Considerando os 27 países membros da UE e também o Reino Unido, a Coceral elevou sua estimativa para a produção de trigo “soft” a 145,8 milhões de toneladas, versus 141,5 milhões de toneladas projetadas anteriormente.

Além disso, a Coceral ainda fixou a produção de milho da UE em 2021 em 64,7 milhões de toneladas, ante 62,4 milhões na estimativa de março e 62,5 milhões na safra do ano passado, chamando atenção para um forte aumento na produção dos países dos Bálcãs.

(Reportagem de Gus Trompiz)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH4H188-BASEIMAGE