A Coca-Cola, PepsiCo e Nestlé foram classificadas, pelo terceiro ano consecutivo, as maiores poluidoras mundiais de plástico. É o que aponta o levantamento da Break Free From Plastic, uma iniciativa de ação cidadã anual que envolve a contagem e documentação de resíduos de plástico encontrados em comunidades em todo o mundo. Foram coletadas 346.494 peças de plástico em 55 países.

Sete das maiores poluidoras aderiram, em 2018, ao Compromisso Global da Nova Economia do Plástico – para lidar com o plástico. No entanto, de acordo com um recente relatório da Fundação Ellen MacArthur, os signatários do compromisso reduziram o uso de plástico virgem em apenas 0,1% entre 2018 e 2019. Se os negócios continuarem como estão sendo feitos, a produção de plástico pode dobrar até 2030 e até triplicar até 2050.

+ Londres investiga papel da poluição na morte de criança em 2013
+ GM retira apoio a processo de Trump contra normas de poluição na Califórnia

Segundo o relatório, “as empresas multinacionais precisam assumir total responsabilidade pelos custos externalizados de seus produtos plásticos de uso único, como os custos de coleta e tratamento de resíduos e os danos ambientais causados ​​por eles”.

Confira abaixo a lista das maiores poluidoras de plástico, segundo a Break Free From Plastic.

1- The Coca-Cola Company

2- PepsiCo

3- Nestlé

4- Unilever

5- Mondelez International

6- Mars, Inc.

7- Procter & Gamble

8- Philip Morris International

9- Colgate-Palmolive

10- Perfetti Van Melle