Gigantes mundiais dos mais variados segmentos estão se unindo para banir o uso de plástico dos seus produtos até 2025. Nomes como Coca-Cola, H&M, L’Oreal e Unilever estão entre as 250 organizações que se comprometeram em usar materiais reutilizados, reciclados ou compostados em suas embalagens.

A mobilização foi deflagrada pela Fundação Ellen MacArthur, com sede no Reino Unido, como forma de reverter a massiva poluição marítima por embalagens e resíduos plásticos. De acordo com a entidade, até 2050, poderá haver mais plásticos do que peixes nos mares e oceanos, publicou a BBC.

Dame Ellen MacArthur, fundadora da Fundação MacArthur, disse que o compromisso oferece uma “visão clara do que precisamos para criar uma economia circular para o plástico.”

Estima-se que 8,3 bilhões de toneladas de plástico tenham sido produzidas desde o início dos anos 1950. Segundo os estudos, 60% desses materiais acabaram em aterros sanitários ou na natureza.

Desde 2010 a instituição milita junto às empresas e governos para reduzir a produção e consumo de plástico. Entre as diretrizes propostas está a substituição por embalagens que possam ser utilizadas mais de uma vez, garantir que o plástico utilizado seja de fácil reciclagem ou compostagem e aumentar a porcentagem de material reciclado nas novas embalagens.