Nesta quinta-feira (22), a Coca-Cola anunciou que vai descontinuar 200 marcas, segundo informações divulgadas pela CNN Business. Esse montante representa praticamente a metade do seu portfólio. Entre alguns nomes já anunciados estão: Tab, Zico e Odwalla.

A redução do mix de marcas vai permitir que Coca-Cola se concentre em ofertas mais rentáveis, afirma a companhia americana.

+ Coca-Cola tem lucro menor no 3º trimestre, mas ganho ajustado agrada 
+ Reestruturação da Coca-Cola na América Latina gera ruído

O CEO e presidente do conselho da The Coca-Cola Company, James Quincey, disse durante uma conferência para acionistas que já foram decididas as marcas que permanecerão na carteira. Ele não deu nomes específicos que serão eliminados, mas afirmou que a categoria de “hidratação”, entre outras marcas, terão mais cortes.

Muitas das marcas da Coca-Cola que serão encerradas só são vendidas em certos mercados, disse Quincey. Ele também explicou que as bebidas de baixo desempenho têm “pouca ou nenhuma escala” e que suas vendas representam apenas 2% da receita total.

A Coca-Cola passou por momentos difíceis durante a pandemia por causa do fechamento de restaurantes. No terceiro trimestre, sua receita líquida caiu 9%, para US $ 8,7 bilhões.