Os preços de cobre apresentam alta nesta manhã de segunda-feira, na mesma direção dos índices acionários na China, devolvendo parte das perdas de semana passada.

Às 9h27 (de Brasília), na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o cobre para dezembro subia 0,32%, a US$ 2,6925 a libra-peso.

A cotação do metal variava positivamente apesar da apreciação do dólar. Na mesma marcação o índice DXY, que mede a moeda americana ante uma cesta de seis rivais, avançava 0,55%, aos 97,435 pontos. Quando o dólar se valoriza, commodities cotadas nessa divisa se tornam mais caro para investidores que operam com outras moedas.

Apesar de preocupações crescentes sobre a saúde da expansão econômica da China, a demanda subjacente pelo cobre no país asiático permaneceu resiliente.

“Há menos cobre de baixa qualidade entrando na China e mais foco em cortar a produção poluente. Espero que mais refinarias menores sejam fechadas” à medida que Pequim for adiante em seu impulso antipoluição, disse o analista da SP Angel John Meyer.

Adicionalmente, investidores em Nova York recentemente cortaram apostas na queda dos preços de cobre, de acordo com estrategistas do ING. (Dow Jones Newswires)