Giro

CNH: Novo modelo começa a ser emitido nesta quarta-feira (1); conheça os detalhes

Crédito: Conselho Nacional de Trânsito

A nova CNH tem cores e elementos gráficos diferentes (Crédito: Conselho Nacional de Trânsito)



A partir desta quarta-feira (1), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será emitida em um novo formato. A nova CNH tem cores e elementos gráficos diferentes que dificultam a falsificação e fraudes. O documento terá um QR Code e poderá ser expedido nos formatos físico ou digital.

Um código internacional utilizado nos passaportes foi incorporado para o condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros. O documento poderá ser usado em outros países, pois terá informações impressas em inglês e francês, além do português.

A nova versão da carteira de motorista trará uma tabela para identificar os tipos de veículos que o condutor está apto a conduzir e as informações sobre o exercício de atividade remunerada do motorista e possíveis restrições médicas. As informações são da Agência Brasil.

Volkswagen diz que leva a sério investigação sobre direitos humanos no Brasil




O documento possibilitará o uso do nome social e da filiação afetiva que o condutor desejar, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

A substituição da CNH não é obrigatória. O documento será implementado de forma gradual para novas habilitações, a medida em que os condutores renovam ou emitem a segunda via do documento.

As mudanças estão previstas desde dezembro de 2021, quando o Conselho Nacional de Trânsito publicou a Resolução nº 886, que regulamenta especificações, produção e expedição da CNH.