Laboratórios

 

Quem comprar o laboratório brasileiro Aché, que está em negociações avançadas para ser vendido, terá uma cláusula de barreira na Bionovis, associação entre EMS, Hypermarcas, União Química e o próprio Aché, para produção de remédios biológicos, comandada por Odnir Finotti. Pelo acordo de acionistas, os sócios nacionais detêm obrigatoriamente a mesma participação. Se a Hypermarcas e o BTG, favoritos na disputa pelo passe da farmacêutica das famílias Siaulys, Depieri e Baptista, forem os vencedores, serão obrigados a diluir suas participações, para manter fatias iguais com os demais parceiros. Caso o vencedor seja um estrangeiro, o Aché será convidado a deixar a joint venture. A venda da farmacêutica paulista é um negócio estimado em mais de R$ 10 bilhões. 

 

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Laboratórios 2


Quem gosta de concentração?

 

A entrada da americana CVS, que comprou o controle da Drogaria Onofre, foi considerada um sinal da atratividade do Brasil para o investimento estrangeiro. No entanto, a indústria farmacêutica não está gostando desse rápido processo de consolidação do setor. Explica-se: com redes gigantes, que incluem a Raia Drogasil, DPSP e Brazil Pharma, além da CVS, elas ganham mais força na hora de negociar preços. Resultado: espera-se uma redução nas margens dos laboratórios. 

 

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Bebida


Marvada limitada

 

A gaúcha Cachaçaria Weber Haus vai lançar uma cachaça com envelhecimento de uísque escocês. A bebida será produzida a partir de uma aguardente guardada em 18 pipas durante 12 anos – seis deles em madeira de bálsamo, seis em carvalho francês. O blend foi escolhido por 20 especialistas, na semana passada, em Ivoti, a 50 quilômetros de Porto Alegre.

 

 

 


Motocicletas


Cometa acelera previsão

 

Na contramão das expectativas dos empresários do setor, que estimam um crescimento de apenas 1,3% no mercado brasileiro de motocicletas, o grupo mato-grossense Cometa, dono de 16 concessionárias, 11 delas da Honda, espera acelerar suas vendas em 2013. A meta da rede é emplacar 30 mil unidades até dezembro, cerca de 10% a mais do que em 2012. 

 

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Mídia


Sintonia curta

 

A tevê não é mais a fonte primária para ver notícias de 20% de consumidores de Brasil, EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Rússia, China e Índia. O dado faz parte de pesquisa da consultoria americana Bain & Company, com seis mil espectadores desses países. Entre os donos de tablets, esse percentual sobe para 50%. 

 

 

 

 

A invasão brasileira nos EUA

 

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Curtas

 

A fabricante de embalagens sueca Tetra Pak cresceu 9% em 2012, atingindo faturamento de R$ 4,3 bilhões no Brasil. O incremento foi impulsionado pela maior oferta de serviços técnicos na área de envase e processamento. O volume de embalagens também contribuiu para a expansão, especialmente no segmento de sucos (aumento de 25%) e de bebidas de soja (acréscimo de 15%). 

 

A Liga Retrô, rede especializada em réplica de uniformes de seleções e de times do passado, do empresário carioca Marcelo Roisman, deverá chegar ao fim do primeiro semestre de 2013 com seis novas unidades em operação, ampliando sua rede para 16 pontos de venda. A ideia é abrir as novas lojas em cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol

 

 

Colaboraram: Luiz Gustavo Pacete e Rafael Freire