Clos Floridène: 92 pontos de Parker por menos de R$ 170

Clos Floridène: 92 pontos de Parker por menos de R$ 170

O vinho sedoso e de taninos potentes da região de Bordeaux-Graves tem ótima relação custo-benefício

A quantidade de vinhos em promoção nesta Black Friday deve ser a maior da história. Não há loja, importadora ou e-commerce que tenha ignorado a data. Em meio a tantas ofertas, escolher o que comprar de forma realmente vantajosa exige muita pesquisa. Então, para não tomar o tempo de quem acompanha a coluna, segue aqui uma dica certeira: Clos Floridène, um tinto de Bordeaux-Graves com os melhores predicados (92 pontos de Robert Parker para a safra 2015; 91 da Wine Spectator para a 2010). A Casa Flora, que importa esse achado do produtor Denis Dubordieu, vende a safra 2013 ao preço bastante justo de R$ 223,90. Na Black Friday, sai por R$ 167,90. Algo raríssimo de encontrar. Para se ter uma ideia, o branco da mesma vinícola está à venda por R$ 429,90 no mesmo site (loja.casaflora.com.br).



Sedoso e com taninos potentes, esse vinho de cor rubi profundo, brilhante e intenso, traz ao nariz aromas típicos do estilo bordalês: groselha negra, alcaçuz, morango e algo de hortelã, além de notas de tabaco que derivam do estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês. O produtor, Denis Dubordieu, cuja família está no negócio de vinhos em Bordeaux desde 1794, foi professor de enologia na Universidade de Bordeaux e prestou consultoria para diversos produtores, não apenas na França, até falecer, em 2016. Os filhos, Fabrice e Jean-Jacques, Passarma então ao comando do grupo Denis Dubordieu Domanies, que inclui os chateaux Cantegril, Haura, Reynon (onde a produção dos brancos e tintos Clos Floridène teve início), Doisy Daëne e Doisy-Dubroca – este último adquirido de Louis Lurton em 2014, e cujos vinhedos foram totalmente replantados.


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Sobre o autor

Celso Masson, 53, é jornalista, diretor de núcleo da Editora Três, winemaker e palestrante de vinhos. Nos últimos dez anos, vem estudando e acompanhando a produção, os negócios e os prazeres do mundo da enologia. Se formou winemaker após integrar um exigente programa oferecido pela Escola do Vinho Miolo. Já tem três rótulos produzidos em parceria com a inovadora vinícola brasileira.


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