Os golpes com cartões de crédito atingem cada vez mais pessoas. Com a proximidade do Dia dos Pais, uma pesquisa realizada pelo dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, analisou os hábitos de compras virtuais dos brasileiros próximo a datas festivas. O estudo revela que 83% dos entrevistados desconfia de promoções online, e que uma a cada cinco pessoas já foram vítimas de clonagem de cartão de crédito.

De acordo com Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, os resultados da pesquisa mostram que a desconfiança em relação à compra em e-commerce está fazendo com que os usuários tenham mais cuidados: “54% dos entrevistados diz que antes de fazer uma compra virtual sempre busca por comentários sobre o estabelecimento no Google. Apesar desta parcela se preocupar em investigar antes de realizar uma compra, apenas no primeiro semestre de 2021, o dfndr lab detectou mais de 31 milhões de golpes de sites e páginas falsas. Isso mostra como os cuidados precisam ser reforçados e praticados por cada vez mais pessoas”.

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A pesquisa entrevistou 18.162 brasileiros, usuários do aplicativo dfndr security, entre 28 de julho e 3 de agosto de 2021, e as projeções utilizam como base o número de usuários do sistema Android no país, que seriam 131,1 milhões de pessoas.

A pesquisa recebeu também depoimentos anônimos de vítimas de golpes virtuais. Entre os relatos mais recorrentes estão os de compra de produtos que nunca foram entregues, alguns entrevistados relatam que após realizar uma compra em determinado site, ele desapareceu e não houve mais como entrar em contato com a loja. “Comprei um jogo de panelas, mas o site da loja era falso e eles (os golpistas) começaram a fazer compras em meu nome”, diz uma das vítimas.

Segundo a pesquisa, 50% dos respondentes utilizam o cartão de crédito nas compras online, por ser o método mais fácil de pagamento. Porém, 54% dos participantes têm medo de ter o cartão clonado.

Os golpistas, geralmente, tentam se passar por empresas criando sites ou páginas falsas que copiam o design e a linguagem dos canais oficiais das marcas para não gerar desconfiança nos usuários. “Nas redes sociais os cibercriminosos usam a mesma tática e divulgam promoções com valores bem abaixo do preço e premiações falsas. Dessa forma, conseguem induzir com que os usuários cliquem em links maliciosos para páginas falsas criadas para obter informações confidenciais como e-mail, documentos e, principalmente, dados bancários da vítima”, explica Simoni.

Como evitar cair em golpes de compra online?

1- Instale uma solução de segurança capaz de identificar links maliciosos e de falsas promoções;

2- Busque sempre os canais oficiais das marcas para confirmar a veracidade das ofertas;

3- Procure pelo selo de verificação nos perfis das marcas nas redes sociais e nunca informe dados pessoais ou bancários em sites dos quais desconhece a procedência;

4- Na dúvida sobre se uma URL é golpe, verifique a confiabilidade dos links através do site do dfndr lab.