Política

Cláudio Melo Filho é o último executivo da Odebrecht a ser ouvido no TSE

O ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht Alexandrino Alencar terminou por volta das 22h desta segunda-feira (6) o depoimento prestado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no âmbito da ação que apura se a chapa de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB) cometeu abuso de poder político e econômico para se reeleger em 2014.



Logo depois, o ministro Herman Benjamin, relator da ação que pode levar à cassação da chapa, passou a ouvir o ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht Cláudio Melo Filho.

Em anexo de delação premiada, Cláudio Melo Filho descreveu um jantar no Palácio do Jaburu no qual o então vice-presidente Michel Temer pediu auxílio financeiro a Marcelo Odebrecht para as campanhas do PMDB em 2014. Segundo o ex-diretor da empresa, Marcelo se comprometeu a um repasse de R$ 10 milhões.

Os depoimentos dos delatores da Odebrecht são cercados de sigilo e estão ocorrendo em uma sala localizada no sétimo andar do TSE. Por causa das oitivas, a Corte Eleitoral decidiu excepcionalmente proibir a circulação de jornalistas no edifício nesta segunda-feira.

A primeira testemunha ouvida nesta segunda-feira foi o delator Hilberto Mascarenhas, responsável direto pela contabilidade clandestina da Odebrecht, o chamado Departamento de Operações Estruturadas. O depoimento de Mascarenhas durou cerca de duas horas e trinta minutos.



Já o depoimento de Alexandrino Alencar durou cerca de uma hora e trinta minutos. Como diretor de Relações Institucionais da Odebrecht, Alexandrino Alencar manteve ligações com vários políticos, entre eles o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Alexandrino também foi vice-presidente da Braskem.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?