Em tempos de pandemia há grandes incentivos para não usar o transporte público. Quem precisa sair de casa quer carro, mesmo que não seja novo. Isso suavizou o impacto da crise no mercado de veículos em 2020. As vendas de veículos novos caíram 26,2% ante 2019, segundo a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), mas o segmento de usados sofreu menos. Queda de 12,1% em comparação com 2019, recuando de 14,5 milhões para 12,8 milhões, segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). A retração foi menos severa do que o esperado pela Fenauto. Entre março e abril do ano passado, no começo da pandemia, as vendas despencaram de 901 mil veículos em março para 199 mil em abril, fazendo prever um ano tenebroso. No entanto, o desempenho melhor dos seminovos e usados deveu-se às plataformas digitais dedicadas ao setor. Com suas transações 100% on-line e recursos como vídeos, aplicativos e delivery, nomes como Webmotors e iCarros aproveitaram-se das lojas físicas fechadas para incrementar suas vendas.

A pioneira Webmotors se reinventou para manter as atividades e garantir a segurança de parceiros e clientes durante a pandemia. Adotou estratégias como apresentar os veículos usando videochamadas e o trabalho compensou: foram 360 milhões de visitas em 2020, alta de 14% ante 2019. O número de usuários únicos cresceu 4%, para 2 milhões por mês, e os leads avançaram 78%, para 21 milhões. “Uma coisa é você enfrentar uma crise financeira, onde tem de realizar ações para se recuperar. Outra coisa é ter esse contexto da pandemia”, afirmou o CEO da Webmotors, Eduardo Jurcevic. “Mas fechamos o ano com uma recuperação surpreendente.” Logo no começo da pandemia, o envio de propostas teve uma queda de 38%. Já a audiência caiu menos, 15%. Segundo o executivo, isso demonstrou que os consumidores continuavam conectados, mas receavam sair de casa.

Para contornar o problema e monetizar as 33 milhões de visitas mensais, a Webmotors criou o CarDelivery. Pelo sistema, o consumidor compra o veículo de modo totalmente digital, incluindo a contratação do financiamento, e o recebe higienizado em casa. “Há a possibilidade de fazer o CarDelivery em 70% do nosso estoque”, disse Jurcevic. O sucesso reduziu o estoque médio da Webmotors de 450 mil unidades para 300 mil. Por meio da plataforma e do cockpit, área destinada aos lojistas, os clientes podem observar os veículos e negociar – com a transação fechada, recebem o carro em casa via CarDelivery.

VIVA O NOVO Bonzo Filho, CEO do iCarros: investimento em inovações aumentou 30% nos últimos cinco anos. (Crédito:Divulgação)

Apesar da reação do mercado, o executivo vê a economia como um dos principais desafios no futuro próximo. “A definição de como isso vai se equilibrar e quanto irá afetar o comprador do carro será a grande equação”, afirmou. Jurcevic anunciou novidades para 2021. Entre elas, a inclusão de serviços de pós-venda, como regularização de documentação e o agendamento de revisão, de modo a fechar a jornada do cliente na plataforma. A Webmotors não está sozinha na pista. Criado em 2008 pelo Itaú Unibanco, o iCarros apostou em soluções rápidas para se recuperar da queda de 40% a 50% nos acessos na segunda quinzena de março. A reação começou em abril. Em junho, o número já era 20% maior que o do mesmo período de 2019. “Quando analiso 2020 inteiro, o número de acessos cresceu 30% na comparação ao ano anterior”, disse o CEO do iCarros, Ricardo Bonzo Filho. “Não posso reclamar de 2020. Foi duro financeiramente, mas permitiu que a gente trouxesse inovações ao mercado.”

Entre as novidades estão o Entrega Fácil, que conecta lojistas e clientes interessados em vender e comprar carro de maneira 100% digital. “Temos a análise e aprovação de crédito on-line, além de assinatura digital. O consumidor não precisa ir ao ponto de venda para concluir o negócio”, disse o empresário, que destacou também o Check-up iCarros, aplicativo que ajuda nos cuidados com o veículo, com marketplace de serviços para o dia a dia, como estacionamento, abastecimento, lavagem, troca de óleo e oficina. É possível, ainda, optar por receber notificações de manutenção preventiva, vencimento ou pontuação na Carteira Nacional de Habilitação.

As transformações proporcionadas pela empresa não se limitaram aos automóveis. A iCarros lançou, em parceria com a Trevisan Escola de Negócios, um MBA com foco no mercado automotivo para capacitar profissionais do setor que queiram melhorar os resultados em suas empresas. Em pouco mais de uma semana, 120 pessoas se inscreveram para as aulas on-line, que tiveram início no dia 15 deste mês. Bonzo Filho não revelou valores, mas disse que o iCarros tem aumentado o investimento em inovação em 30% ao ano nos últimos cinco anos. Os resultados crescem em todos os indicadores: tráfego, audiência e estoque. “A entrega de leads e de simulações de financiamento, por exemplo, subiu 20% no ano passado em relação a 2019. A audiência aumentou 30%”, afirmou. O estoque caiu dos 280 mil carros anunciados em meados de 2020 para 250 mil. Para 2021, a empresa planeja novidades nas linhas de seguro, de manutenção e de gestão do veículo. Uma prova de que, no mercado de automóveis, não há tempo para desacelerar.