FILHO, CARLOS. Quem entende de Brasília sabe que os arroubos potencializados do Papai Bolsonaro têm mais a ver com enroscos familiares na Justiça do que com voto impresso ou ataques às instituições. No último dia de agosto foi revelado que o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos) teve quebrado seu sigilo bancário e fiscal. O Ministério Público (MP) estadual afirma ter indícios de que diversos assessores podem ser considerados funcionários fantasmas e estariam envolvidos no crime das rachadinhas — na qual parte da verba de gabinete retorna para o bolso do político contratante. São 20 anos como vereador. A investigação foi aberta em julho de 2019.

FILHO, FLÁVIO. No documento, o MP diz que o modus operandi da rachadinha também foi detectado no gabinete do então deputado estadual fluminense Flávio Bolsonaro (hoje senador), que também teve o sigilo bancário e fiscal quebrado, mas conseguiu anular a decisão no Superior Tribunal de Justiça (STJ). No caso de Flávio, o Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar dia 14 de setembro o pedido do MP do Rio de Janeiro para devolver seu caso à Primeira Instância, o que os advogados do senador não querem de jeito nenhum.

ANA, EX-MULHER. Todas as investigações tiveram início a partir de informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que identificou movimentações atípicas inclusive de Ana Cristina Siqueira Valle, ex-mulher de Jair Bolsonaro e mãe do quarto filho do presidente, Jair Renan. Ana Valle seria destinatária dos salários pagos a parentes dela. Exemplo? Segundo o MP, apenas em março e julho de 2011 ela recebeu dois depósitos que, somados, passaram de meio milhão de reais. Andrea Valle, irmã de Ana, já implicou o próprio Jair Bolsonaro em crime semelhante enquanto ele era deputado federal (1991-2018). Ana Cristina, a ex de Jair, é a que acaba de se mudar com Bolsonaro 04 (Jair Renan) para uma mansão de 800m2 e aluguel de cerca de R$ 15 mil em Brasília. Seu sigilo fiscal também será quebrado.

ECONOMIA VACINADA
Vagas em alta… na Europa

Na União Europeia (UE), a taxa de desemprego caiu mais uma vez. No fechamento de julho, o índice ficou em 6,9% — contra 7,6% de julho de 2020 e 7,1% em relação a junho deste ano. O número de pessoas desempregadas na UE ficou em 1,5 milhão. Paralelamente, a taxa da população adulta totalmente vacinada atingiu 70%. No Brasil, que tem quase dez vezes mais desempregados (14,4 milhões), o número total de adultos completamente imunizados contra a Covid não chegou ainda a 30%.

NOVO CANGAÇO
Noite de terror, mortes e 98 bombas

Divulgação

Na noite de segunda-feira (30), cerca de 20 assaltantes transformaram Araçatuba (SP) num cenário de velho oeste. As cenas são de envergonhar o país: civis viraram escudos humanos pelas ruas ou pendurados nos capôs e tetos dos carros usados no ataque a três bancos — dois foram assaltados e um teve instalações destruídas. Os valores levados não foram divulgados. Três pessoas morreram (dois moradores assassinados e um suposto assaltante). Cinco suspeitos foram detidos. Na quarta-feira (1), a polícia detonou 98 explosivos espalhados pelo bando na cidade.

Divulgação

“Fiz de mim o que não soube, E o que podia fazer de mim não o fiz (…) Quando quis tirar a máscara, Estava pegada à cara” Fernando Pessoa (1888-1935).

AFEGANISTÃO
“Sucesso extraordinário”

Divulgação

Foi assim que Joe Biden definiu na terça-feira (31) seu papel e dos Estados Unidos ao abandonarem o Afeganistão — depois de 20 anos de ingerência direta, ou quatro décadas, se forem incluídos na conta os anos em que Washington instruía e equipava extraoficialmente grupos radicais que combatiam a então União Soviética. A frase poderia ser ironia. Mas é tragédia. Começou com civis despencando do céu tentando fugir, na fuselagem de aviões, da chegada do Talibã. Continuou com o ataque atribuído ao Estado Islâmico — inimigo do Talibã — que deixou pelo menos 180 mortos na quinta-feira (26). Cerca de 120 mil americanos e colaboradores afegãos foram retirados pelos EUA. Aos 38 milhões que ficaram, não há boa notícia.

27% número de brasileiros que vê na economia o principal problema do País. Porcentual cresceu 125% em 90 dias: de 12% para 27%. O temor com a pandemia caiu de 41% para 28%. Pesquisa divulgada na quarta-feira (1) pelo Instituto Quaest.

OS GENERAIS DE BOLSONARO
Dia da independência é isto

Vencimentos em junho dos principais militares de Jair Bolsonaro (que andam bem silenciosos, por sinal). Já estão descontados dos valores o Imposto de Renda e a Previdência, de acordo com o Portal da Transparência .