Economia

CitrusBR: retirada de tarifas em acordo com UE dará maior competitividade a suco

A Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) comemorou a inclusão do suco de laranja na lista de produtos que terão tarifas eliminadas no acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia (UE). Segundo a entidade, o fim gradual das tarifas médias para a entrada da bebida na UE, entre 12,2% e 15%, “melhora a competitividade do suco de laranja em relação a concorrentes como o México, que nos últimos anos conseguiu firmar bons acordos comerciais e aumentou sua participação no mercado mundial de forma significativa”, informou, em comunicado.

A CitrusBR relatou que, em nome das suas empresas associadas – Citrosuco, Cutrale e Louis Dreyfus Company – “reconhece o esforço das autoridades envolvidas e deseja que a tramitação da aprovação deste histórico acordo aconteça com a maior celeridade por parte dos parlamentos dos países membros”. A entidade informou que as negociações preveem a retirada de tarifas que variam entre 50% imediatamente a partir da entrada em vigor do acordo, passando por desgravações tarifárias que chegam a zero em período de sete a dez anos, nos principais produtos.

“Em termos de volume exportado, o acordo atende os principais NCMs (códigos de identificam a característica de cada produto) e abre espaço para que as empresas adotem diferentes estratégias levando em consideração a nova realidade tarifária”, concluiu.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel