Giro

Cinco países estabelecem aprovação acelerada de vacinas contra variantes da covid-19

Crédito: POOL/AFP/Arquivos

A decisão é baseada no procedimento que já é aplicado às vacinas da gripe, modificadas a cada ano para enfrentar as novas cepas do vírus (Crédito: POOL/AFP/Arquivos)

Reino Unido, Canadá, Austrália, Suíça e Singapura concordaram em aprovar de forma acelerada as novas gerações de vacinas contra as variantes da covid-19, informou nesta quinta-feira um consórcio que reúne as agências reguladoras de medicamentos dos cinco países.



“As vacinas contra a covid-19 já autorizadas, que estão sendo modificadas para atuar com as novas cepas, não exigirão uma nova aprovação completa ou ‘longos’ estudos clínicos”, informa um comunicado da agência britânica MHRA, associada ao consórcio ACCESS com as agências dos outros quatro países.

Pressão de atendimento já afeta os que estão na linha de frente

A decisão é baseada no procedimento que já é aplicado às vacinas da gripe, modificadas a cada ano para enfrentar as novas cepas do vírus.

Os fabricantes de vacinas deverão apresentar “provas sólidas” da resposta imunológica produzida pelo fármaco modificado, sem a necessidade de passar por “longos” testes clínicos.



Também terão que demonstrar que o novo produto é “seguro e tem a qualidade exigida”. As entidades reguladoras poderão basear sua decisão nos amplos testes originais e nos estudos em curso sobre os efeitos das vacinas administradas à população.

“Nossa prioridade é administrar vacinas eficazes o mais rápido possível, sem comprometer a segurança”, afirmou o diretor da MHRA, Christian Schneider.

O Reino Unido, o país mais afetado da Europa pela pandemia com quase 124.000 mortos, tem uma das campanhas de imunização contra o coronavírus mais aceleradas do mundo: quase 21 milhões de pessoas receberam a primeira dose em um país de 66 milhões de habitantes que não pretende vacinar os menores idade, com algumas exceções.

Graças às vacinas, as autoridades britânicas esperam suspender gradualmente o rígido confinamento que está em vigor desde janeiro.

Os especialistas, no entanto, temem que as novas variantes, incluindo a detectada no Brasil e da qual vários casos foram identificados no Reino Unido, não sejam bloqueadas de maneira tão efetiva pelas atuais vacinas.

O grupo farmacêutico AstraZeneca, que desenvolveu uma vacina em parceria com a Universidade de Oxford, está trabalhando em uma nova versão para enfrentar as novas cepas, com a esperança de apresentá-la nos próximos meses.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?

Tópicos

A vacinação está lenta? animais coronavírus animais podem passar coronavírus BioNTech Brasil possui neste momento vacina para aplicar em toda a população? capitais vacinação colapso da saúde Com a chegada de mais vacinas como faço para me vacinar? coronavírus cura Covid variantes crise vacinação falta de doses falta vacina farmacêuticas FNP Frente nacional de prefeitos imunizantes brasil Mutações covid Brasil mutações SP o Brasil tem dose pra vacinar todo mundo o que é variante? pandemia pandemia quantos já morreram? Pazuello Pazzuello pets hospedeiros Pfizer pool de farmacêuticas por que faltam vacinas? quais empresas fazem vacina? quais vacinas estão no brasil qual é a melhor vacina? quando a vacina pfizer chega ao Brasil? Quando o cronograma será ampliado? quantas farmacêuticas produzem vacina? quantas vacinas o Brasil tem? quantas vacinas tem no brasil? quantas variantes tem no Brasil saiba como entrar na fila da vacinação saiba como se ibnscrever para se vacinar Sanofi site vacinação uma pessoa poderá receber doses de fabricantes diferentes? vacina covid vacina doses mutações vacina Pfizer vacina pfizer é melhor que as outras? vacina pfizer eficácia vacina pfizer estudo israelence vacina pfizer israel vacina refrigeração vacinação araraquara vacinação cuiaba vacinação curitiba vacinação fevereiro vacinação paralisada vacinação passo a passo vacinação salvador vacinação são paulo vacinas vacinas qual a melhor? Hospedeiros