Edição nº 1083 17.08 Ver ediçõs anteriores

Cinco dicas de empreendedorismo do cofundador da Monashees

O cofundador da Monashees, Eric Acher, raramente aparece na mídia. Portanto, quando ele fala, é bom ouvi-lo

Cinco dicas de empreendedorismo do cofundador da Monashees

A Monashees é um fundo de venture capital brasileiro que já aportou recursos em 68 startups desde sua fundação, em 2005.

Criada por Eric Acher e Fábio Igel – hoje conta com mais quatro sócios –, o fundo se notabilizou por apostar em empresas brasileiras.

Eric Acher, cofundador da Monashees

“Temos o objetivo e uma visão de ajudar a construir empresas de tecnologia de classe mundial no Brasil”, disse Acher, durante uma rara apresentação no BlastU, festival de empreendedorismo e inovação, que aconteceu em São Paulo, nos dias 16 e 17 de outubro.

Entre os investimentos da Monashees estão a 99, aplicativo de transporte que concorre com o Uber, o Enjoei, um marketplace para pessoas físicas venderem produtos usados, a Conta Azul, que faz um software de gestão na nuvem, e a Méliuz, um programa de fidelidade que aposta no cash back (a lista completa pode ser vista aqui).

É raro ouvir os investidores da Monashees. Eles se caracterizam pela extrema discrição. Por esse motivo, o blog BASTIDORES DAS EMPRESAS compilou cinco dicas de Acher, dadas durante a sua apresentação no BlastU. Ele fez questão de frisar. “São mensagens bem genéricas sobre empreendedorismo, mas muito importantes.”

1 – Empreendedorismo não é uma carreira. É uma atitude

“Você não precisa ser fundador de uma empresa de tecnologia para ser um empreendedor.” De acordo com Acher, um funcionário de uma empresa, um professor, um artista e até mesmo um governante pode ser um empreendedor. “O espírito empreendedor precisa estar em tudo o que a gente faz nesse novo mundo.”

2 – Escolha o seu caminho

Na visão do investidor, esse é um ponto fundamental. “Autenticidade é muito importante”, afirmou Acher. “Confie no seu taco e siga o seu caminho.”

3 – Questione e pense por si mesmo

“O empreendedor precisa questionar tudo, inclusive o que estou falando aqui”, afirmou Acher, em sua apresentação. “É preciso processar e pensar por si mesmo.” Na visão do investidor, há um monte de especialistas que não fizeram ou realizaram nada e dizem verdades absolutas. “Há muito ruído e espuma e você precisa aprender a navegar nisso.”

4 – Defina o que é sucesso para você

Saber o que é sucesso vai ajudar a definir para onde o empreendedor quer ir. “Dizem que não existem bons ventos, se você não sabe para onde está navegando”, disse o investidor. Acher, na apresentação, definiu o que não é sucesso para ele. “Não confunda sucesso com prêmios de empreendedor do ano ou de melhor startup do ano”, afirmou. “Não confunda sucesso com levantar o capital. Isso é apenas o começo, que indica que você pode estar no caminho certo.”

5 – Foque em realizar, não em planejar

“Se você não ficou constrangido com a primeira versão do produto que lançou é porque demorou tempo demais”, segundo Acher. Na visão do investidor, quem planeja demais, faz pouco. “Lance o produto e depois vá melhorando-o.” Essa é a cultura do beta das empresas de internet. Acher alerta que isso vale para as companhias digitais. E brinca: “Se você é uma empresa farmacêutica, não siga essa dica.”


Mais posts

Dotz cria empresa independente de incentivos

A Dotz Incentivos nasce com 30 clientes e mais de 150 mil participantes. Em três anos, a meta é faturar R$ 100 milhões

OLX testa meio de pagamento em seu marketplace

A ideia é criar uma plataforma que permita que seus usuários possam pagar pela compra dos produtos diretamente pelo portal, assim como [...]

Foco e persistência são a receita para ser um “unicórnio”, diz fundador da 99

Quem acessa o perfil do empreendedor argentino radicado no Brasil Ariel Lambrecht na rede social LinkedIn não vai encontrar na [...]

Monashees e fundo russo investem US$ 9 milhões em startup de fundadores da 99

A startup brasileira de compartilhamento de bicicletas Yellow recebeu US$ 9 milhões do fundo brasileiro Monashees e da Grishin [...]

Varejo online deve faturar R$ 77,5 bilhões em 2018, prevê consultoria

Depois de dois anos em que praticamente andou de lado, comércio eletrônico deve voltar a crescer mais de dois dígitos, segundo a E-Consulting
Ver mais
X

Copyright © 2018 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.