Giro

Cientistas revelam imagem de buraco negro “gigante” no centro da Via Láctea

Crédito: EHT/Fundação Nacional de Ciência/Divulgação

Imagem de buraco negro no centro da Via Láctea que foi descoberta por cientistas (Crédito: EHT/Fundação Nacional de Ciência/Divulgação)

Por Will Dunham

WASHINGTON (Reuters) – Cientistas apresentaram nesta quinta-feira a primeira imagem do que eles chamaram de “gigante gentil” à espreita no centro de nossa galáxia Via Láctea, revelando uma imagem de um buraco negro supermassivo que devora qualquer matéria vagando dentro de sua gigantesca atração gravitacional.



EUA compartilharão tecnologia de vacina da Covid-19, diz Biden em cúpula global

Norte virou Sul: cientistas veem buraco negro invertendo campo magnético

O buraco negro –chamado Sagitário A*, ou Sgr A*– é apenas o segundo a ser fotografado. O feito foi realizado pela mesma colaboração internacional Event Horizon Telescope (EHT) que em 2019 revelou a primeira foto de um buraco negro –aquele que reside no coração de uma galáxia diferente.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


O astrônomo da Universidade do Arizona Feryal Özel saudou, em uma entrevista coletiva em Washington, “a primeira imagem direta do gigante gentil no centro de nossa galáxia”, mostrando um anel brilhante de vermelho, amarelo e branco em torno de um centro mais escuro.

Sagitário A* possui 4 milhões de vezes a massa do nosso Sol e está localizado a cerca de 26.000 anos-luz –a distância que a luz percorre em um ano, o equivalente a 9,5 trilhões de km– da Terra.


Os buracos negros são objetos extraordinariamente densos com gravidade tão forte que nem mesmo a luz pode escapar, tornando a visualização deles extremamente desafiadora. O horizonte de eventos de um buraco negro é o ponto sem retorno além do qual qualquer coisa –estrelas, planetas, gás, poeira e todas as formas de radiação eletromagnética– é arrastada para o esquecimento.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI4B0QL-BASEIMAGE



Tópicos

agência escpacial americana anel brilhante astronomia astrônomo da Universidade do Arizona Feryal Özel astrônomo Feryal Ozel atração gravitacional buraco negro Buraco negro muito raro buraco negro supermassivo campo magnetico ciência colaboração internacional devora qualquer matéria Em que lugar caiu o meteorito de hoje? enorme atração gravitacional espaguetificação estrela Event Horizon Telescope (EHT) fotos da Via Láctea galáxia Via Láctea galáxias gigante gentil Hidrogênio imagem Nasa Nature Astronomy O que acontece se uma estrela cair do céu? O que aconteceria se caísse um meteoro de 1 km na Terra? O que aconteceria se um meteoro caísse na Lua? O que é a coisa mais perigosa do mundo? O que é maior do que o universo? O que está mais perto da Terra? O que existe dentro de uma galáxia? O que matou os dinossauros segundo a Bíblia? O que tem no centro de uma galáxia? O que um asteroide pode causar? Onde caiu o meteoro essa semana? Onde fica o centro da Via Láctea? polo magnetico polo norte polo sul Quais as galáxias mais conhecidas? Quais são os asteroides mais perigosos do mundo? Qual a forma da nossa galáxia? Qual a ocorrência de um impacto de asteroide na Terra e suas consequências? Qual a velocidade de um meteoro? Qual asteroide matou os dinossauros? Qual é a maior galáxia do universo? Qual é maior asteroide ou meteoro? Qual é maior cometa ou asteroide? Qual é o asteroide mais próximo da Terra? Qual é o limite do Universo? Qual é o maior cometa do universo? Qual é o planeta mais perigoso do Sistema Solar? Qual o nome do maior asteroide do Sistema Solar? Quantas galáxias existem no universo? Sagitário A* Segunda foto de buraco negro segundo buraco negro fotografado Sgr A técnica sem precedentes telescópios tempo real Via Láctea