Giro

Cientistas resolvem mistério de objeto desconhecido na órbita da Terra

Crédito: Reprodução/NASA

Um laboratório da NASA, na Califórnia, adiantou que observações feitas por um telescópio no Havai permitiram obter a identidade do objeto (Crédito: Reprodução/NASA)

Astrônomos e peritos norte-americas confirmaram que o objeto misterioso que está há algum tempo orbitando a Terra é um foguete velho de 54 anos e não um asteroide, como acreditava, Um laboratório da agência espacial norte-americana (NASA), instalado em Pasadena, na Califórnia, adiantou que observações feitas por um telescópio no Havai permitiram obter a identidade do objeto.

+ Astronautas entram na ISS após viagem com a cápsula Dragon da SpaceX
+ SpaceX envia quatro astronautas para Estação Espacial

O objeto tinha sido classificado como um asteroide depois da sua descoberta, em setembro. Mas o principal perito da NASA em asteroides, Paul Chodas, suspeitou desde logo que era a parte de cima do foguete Centauro, que visava colocar a sonda Surveyor 2 na Lua, uma missão falhada de aterragem, datada de 1966.

As estimativas do seu tamanho o colocavam nas dimensões do velho Centauro, que tinha 10 metros de altura e três metros de diâmetro. Paul Chodas acabou por ver a suspeita confirmada, depois de uma equipe da Universidade do Arizona, ter usado um telescópio com infravermelhos, no Havai, para observar, não apenas o objeto misterioso, mas um Centauro, de 1971, que continua a orbitar a Terra. A informação das imagens confirmou.



O objeto, designado como 2020 SO, entrou na órbita da Terra em novembro e o mais próximo que esteve do planeta foram 50.476 quilómetros.

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km