Giro

Astrofísicos propõem novo mapa-múndi para corrigir distorções

Crédito: Reprodução/Divulgação

Pesquisadores reimaginaram nosso planeta e criaram um mapa de dupla face em uma tentativa de nos dar uma visão menos distorcida do mundo. (Crédito: Reprodução/Divulgação)

Admite. Todos nós temos nossos mapas mundiais favoritos, aquele em que o continente que chamamos de lar fica bem no centro. E quando o mapa do mundo é virado de cabeça para baixo ou deslocado para a esquerda ou direita, tudo parece … desequilibrado.

Mais do que apenas uma disputa em sala de aula, é um reflexo de como os mapas podem moldar a forma como vemos e entendemos o mundo.

+ Via Láctea pode estar cheia de planetas com oceanos e continentes

Agora, um grupo de pesquisadores reimaginou nosso planeta e criou um mapa de dupla face – redondo, não muito diferente da Terra, mas também plano como uma panqueca – em uma tentativa de nos dar uma visão menos distorcida do mundo.

O astrofísico da Universidade de Princeton J. Richard Gott,  propõe um tipo de mapa ‘radicalmente diferente’, oque projetou a nova página com o matemático Robert Vanderbrei e o físico David Goldberg da Universidade Drexel, na Filadélfia.

O trio se propôs a fazer um mapa plano com o mínimo de erro possível depois de criar um sistema para pontuar os mapas existentes sobre o quão assimétricos ou tortos eles são, e quantas áreas e distâncias nos mapas estavam fora de forma.

Os métodos dos pesquisadores foram publicados no site arXiv.org antes da revisão por pares. Lá eles afirmam que acreditam ter projetado o mapa plano mais preciso da Terra até o momento.

“Qualquer mapa plano da esfera não pode ser perfeito, mas o nosso é muito melhor do que os mapas anteriores para minimizar os erros nas formas locais, áreas, dobras, assimetrias, distâncias e cortes de limites”, disse Gott à ScienceAlert, que melhorou seu último esforço em o processo.

É matematicamente impossível representar a superfície de uma esfera como um mapa plano sem alguma forma de distorção, então os criadores de mapas precisam usar alguns truques matemáticos para representar fielmente algumas características terrenas enquanto sacrificam outras.

Este novo mapa, um disco plano de dois lados, foi criado usando uma abordagem totalmente diferente novamente, como se estivessem ‘esmagando o globo’, disse Gott ao ScienceAlert. Ele dá uma representação mais precisa do mundo do que os mapas planos existentes, dizem os pesquisadores – por sua própria pontuação.

Os hemisférios norte e sul podem ser colocados em ambos os lados, com o equador em torno da borda, como você pode ver abaixo.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel