Seres extraterrestres sempre fizeram parte do imaginário dos humanos. Mas e o contrário? Um grupo de astrônomos norte-americanos elaborou uma lista de galáxias próximas, de onde é possível que habitantes curiosos de planetas em órbita podem detectar vida na Terra e observá-la.

+ Nasa busca solução para astronautas lavarem a roupa no espaço

Os cientistas identificaram 1.715 galáxias, de onde ‘vizinhos’ mais atentos podem observar o nosso planeta. Entre estas, 46 estão perto o suficiente para que nos seus planetas se possam interceptar sinais claros da existência humana, como as transmissões de rádio e de televisão que começaram há cerca de 100 anos.

“Há uma pequena fenda onde outras galáxias têm um assento cósmico frontal de onde podem ver a Terra em trânsito”, explicou Lisa Kaltenegger, professora de astronomia e diretora do Instituto Carl Sagan da Universidade Cornell, nos EUA, que conduziu o estudo.

Observatórios futuros, como o Telescópio Espacial James Webb da Nasa, que deve ser lançado ainda este ano, vão procurar sinais de vida em “exoplanetas”, analisando a composição das suas atmosferas.