A perda de olfato sempre esteve ligada aos principais sintomas da Covid-19, mas até hoje os cientistas tentam explicar porque isso acontece. Nesta semana foi publicado um estudo em que pesquisadores de Cingapura buscam entender os motivos pelo qual a confusão ou perda de olfato ocorre.

A análise apontou que a chance de ter o olfato alterado durante a infecção era 16 vezes maior em quem já tinha anormalidades específicas e pré-existentes, como a fenda olfativa anormal.

+Brasil ultrapassa 74 milhões com dose de reforço contra covid

“Antes deste estudo, a maioria dos cientistas pensava que a perda de olfato por conta da Covid-19 se devia principalmente à inflamação e danos aos nervos olfativos. Agora, compilamos evidências de imagens médicas de que a perda também se deve ao inchaço e ao bloqueio das passagens no nariz que conduzem os cheiros” disse disse um dos autores do estudo, Neville Wei Yang Teo, do Hospital Geral de Cingapura ao site The Independent.

Para a outra cientista autora do estudo, Claire Jing-Wen Tan, a conclusão pode ser uma boa notícia para quem deseja recuperar o olfato, já que esses bloqueios devem ser resolvidos com o tempo, enquanto os danos nos nervos seriam mais difíceis de recuperar.