Giro

Cientistas encontram um anticorpo eficaz contra todas as variantes de Covid-19

Crédito: Reprodução/Pexels

Segundo os pesquisadores, o anticorpo bloqueia proteínas de pico (que dão ao vírus sua forma de 'coroa') e, assim, evita a infecção de células pulmonares (Crédito: Reprodução/Pexels)

Cientistas do Hospital Universitário de Lausanne e da Escola Politécnica Federal daquela cidade suíça (EPFL) anunciaram a descoberta de um anticorpo monoclonal capaz de neutralizar todas as variantes do covid-19, incluindo a delta. A descoberta científica, publicada na revista especializada “Cell Reports”, foi alcançada pelo isolamento de linfócitos de pacientes com Covid-19.



+ Eficácia da Sputnik Light é de 70% contra variante delta, diz estudo

O anticorpo é “um dos mais potentes até agora identificados contra o coronavírus SARS-CoV-2”, disse a EPFL em um comunicado. Segundo os pesquisadores, o anticorpo bloqueia proteínas de pico (que dão ao vírus sua forma de “coroa” característica) e, assim, evita a infecção de células pulmonares, ou impede o processo de replicação viral e permite que o sistema imunológico do paciente elimine o coronavírus do corpo.

Os cientistas também garantem que o novo anticorpo monoclonal é mais durável, pois oferece proteção por cerca de seis meses, contra três ou quatro semanas para outros anticorpos.

“Isso o torna um tratamento preventivo interessante para indivíduos não vacinados em risco, ou para pessoas vacinadas que não foram capazes de produzir uma resposta imunológica”, disse o comunicado da universidade suíça.



Pacientes imunocomprometidos, receptores de um órgão transplantado ou pacientes com certos tipos de câncer poderiam ser protegidos contra o coronavírus recebendo injeções do anticorpo descoberto duas ou três vezes por ano , previram especialistas da EPFL.

Os ensaios clínicos de um medicamento com base nesses anticorpos começarão no final de 2022.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?