Ciência

AstraZeneca: Cientistas encontram uma causa para a coagulação sanguínea rara

Crédito: AFP/Arquivos

Duas equipes de pesquisadores na Noruega e na Alemanha descobriram que o imunizante pode desencadear uma reação auto-imune (Crédito: AFP/Arquivos)

Cientistas europeus garantem ter identificado um mecanismo que poderia levar a vacina AstraZeneca PLC a causar coágulos sanguíneos potencialmente mortais em casos raros. Eles também informaram que descobriram um possível tratamento para eles, segundo o The Wall Street Journal.

Duas equipes de pesquisadores na Noruega e na Alemanha descobriram, independentemente, que a vacina pode desencadear uma reação auto-imune. Isso faria com que o sangue coagule no cérebro, o que ofereceria uma explicação para incidentes isolados na Europa.

Vários países europeus interromperam brevemente a utilização da vacina nesta semana, depois que mais de 30 receptores foram diagnosticados com a condição conhecida como trombose do seio venoso cerebral.

+ Estudo mostra que ultrassom pode causar danos ao vírus da covid-19



A maioria das pessoas que receberam a vacina e foram afetadas eram mulheres com menos de 55 anos.

O problema afetou uma pequena parte daqueles que haviam recebido a vacina, no entanto, e depois de investigar, o regulador europeu de medicamentos determinou que os benefícios superavam os riscos potenciais da vacina. Após isso, as vacinações foram retomadas.

Alguns países, como Alemanha, França e Itália, retomaram a vacinação com a injeção da AstraZeneca nesta sexta-feira (19), com um aviso adicional de que poderia estar relacionado à coagulação do sangue.

A autoridade de saúde francesa, que registrou três casos de trombose do seio venoso cerebral ligados à vacina, aconselhou o governo a aplicar a vacina apenas em pessoas com mais de 55 anos.

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km