Giro

Cientistas encontram produtos tóxicos em maquiagens comuns

Crédito: Reprodução/Pexels

Pele, lábios e olhos, absorvem produtos químicos tóxicos com mais facilidade, a absorção dos PFAS acontece em membranas finas da boca e canais lacrimais. (Crédito: Reprodução/Pexels)

As mulheres precisam tomar mais cuidado na hora de comprar maquiagens: cientistas descobriram produtos de maquiagens que serão para sempre tóxicos. As substâncias PFAS são um grupo de produtos químicos que possuem mais de 9000 compostos, existentes desde a década de 1940.

O termo ‘para sempre tóxicos’ existe porque as PFAS não se degradam com o tempo, não se acumulam na natureza e no corpo humano. Entretanto, estão ligadas a sérios problemas de saúde, como distúrbios hormonais, sistema imunológico enfraquecido, baixo peso ao nascer e até mesmo câncer.

+ Consumo de carne vermelha processada está ligado a doenças cardíacas, diz estudo

Um estudo publicado na revista ‘Environmental Science and Technology Letters’, apontou que substâncias que tornam produtos para sempre tóxicos estão presentes nos cosméticos. 231 produtos de maquiagens usados frequentemente foram testados, como blush, batons, rímel e base líquida, e os resultados são assustadores. 62% dos batons, 63% das bases e 82% das máscaras à prova d’água, continham, ao menos, 0,384 de flúor por cm².



Pele, lábios e olhos, absorvem produtos químicos tóxicos com mais facilidade, a absorção dos PFAS, por exemplo, acontece em membranas finas da boca e canais lacrimais. As mulheres usam vários quilos de maquiagens ao longo da vida, então, ficam vulneráveis aos danos dos PFAS.

A substância que torna os produtos para sempre tóxicos deixam a pele com falsa aparência de brilho e maciez. Quanto mais ‘resistente’ ou ‘a prova d’água’ é um produto, maiores são os níveis de substâncias químicas incorporadas nele.

Ainda de acordo com os dados analisados, houve uma parte dos produtos que não apresentou substâncias tóxicas. Ou seja, a fabricação de cosméticos sem químicas perigosas, como PFAS, é possível.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago