Se nos últimos dias você está com perda de apetite, dores de cabeça ou musculares, é bom ficar de olho. Cientistas da Imperial College London descobriram novos sintomas de infecções por covid-19 que se juntaram aos já conhecidos febre, falta de ar, tosse seca, fadiga, perda de olfato e do paladar, além de calafrios.

Esses sintomas foram identificados através de mais de 1,1 milhão de testes aleatórios coletados com cotonetes dos testes RT-PCR entre junho de 2020 e janeiro de 2021. Foi possível determinar que existe uma associação entre um resultado positivo para o coronavírus e a presença dos novos sintomas ou de outros que são mais comuns.

+ ONU lembra luta de mulheres cientistas no combate à covid-19
+ Anti-inflamatório reduz risco de morte por covid-19, segundo estudo
+ Bitcoin já consome mais energia por ano do que toda a Argentina

Nesses testes os cientistas observaram que quanto mais sintomas a pessoa manifestava, mais altas eram as chances de ela estar com a covid-19.

Alguns padrões se repetiam em determinadas faixas de idade: pessoas de várias idades sentiram calafrios, enquanto dores de cabeça apareciam em crianças de 5 aos 17 anos; perda de apetite em pessoas acima dos 18 anos e as dores musculares entre os 18 e 54 anos. A febre apareceu com menos frequência entre jovens, além da tosse e perda de apetite, que ficaram mais comuns nos adultos.

Vale indicar que os mais de 1,1 milhão de testes foram feitos em pessoas com idades entre 5 e 55 anos, sendo que 6.451 pessoas receberam resultado positivo para a covid.