Pesquisadores britânicos disseram na última quarta-feira, 10, que observaram vapor de água escapando na fina atmosfera de Marte, oferecendo novas pistas tentadoras sobre se o planeta Vermelho poderia ter abrigado vida.

Sonda Tianwen-1 da China entra com sucesso na órbita de Marte

Os vestígios de antigos vales e canais de rios sugerem que a água líquida já fluiu pela superfície de Marte. Hoje, a maior parte da água está presa nas calotas polares do planeta ou enterrada no subsolo. Mas parte dele está se evaporando, na forma de hidrogênio vazando da atmosfera, de acordo com a nova pesquisa coautorizada na revista Science Advances.

Eles detectaram o vapor analisando a luz que passava pela atmosfera marciana usando um instrumento a bordo do ExoMars Trace Gas Orbiter, uma missão conjunta entre a Agência Espacial Europeia e a russa Roscosmos.

Foi uma semana agitada para a pesquisa marciana.

Na quarta-feira, 10, a sonda chinesa Tianwen-1 entrou na órbita do planeta após o lançamento em julho passado, no mais recente avanço do ambicioso programa espacial de Pequim.

No dia anterior, a sonda “Hope” dos Emirados Árabes Unidos também entrou com sucesso na órbita de Marte, fazendo história como a primeira missão interplanetária do mundo árabe.