Giro

Cientistas criam método rápido, preciso e barato para testar covid

Crédito: Arquivo / Agência Brasil

O RT-PCR tem uma alta precisão. No entanto tem uma série de desvantagens, principalmente por ser demorada, difícil de dimensionar e relativamente cara. (Crédito: Arquivo / Agência Brasil)

Pesquisadores da Universidade de Toronto desenvolveram uma plataforma robótica de sequenciamento de alto rendimento que pode rastrear, de uma só vez, milhares amostras de pacientes para a infecção com SARS-CoV-2 com um alto grau de precisão.

O padrão ouro para o teste de infecção por SARS-CoV-2 é o RT-PCR, devido à sua alta precisão. No entanto, esta técnica tem uma série de desvantagens, principalmente por ser demorada, difícil de dimensionar e relativamente cara em comparação com outros métodos.

+ Estado do Rio registra 186 mortes e 2.180 novos casos de covid-19 em 24 horas

Mesmo com várias vacinas sendo lançadas, a pandemia segue descontrolada pelo mundo. Assim os métodos de teste rápido que podem rastrear milhares de pessoas são essenciais para termos programas de controle do vírus.

A equipe canadense, liderada pelo professor Jeff Wrana, Ph.D., e pelo pesquisador sênior Laurence Pelletier, Ph.D., queria desenvolver um método de teste que pudesse ser rápido e precisos, mas também têm a capacidade de digitalizar milhares de amostras ao mesmo tempo.

Conforme relatado na revista Nature Communications, a equipe testou várias centenas de amostras na plataforma e atingiu uma especificidade (capacidade de detectar se as pessoas não estão infectadas) de 100% e uma sensibilidade (capacidade de saber se as pessoas estão infectadas) que variou de 91 % em amostras com cargas virais baixas a mais de 95% naquelas com cargas virais mais altas.

Notavelmente, os pesquisadores adicionaram uma etapa ao processo que permite ao teste pesquisar diferentes variantes do vírus, algo que pode ser muito útil com mutações específicas se tornando cada vez mais um problema nos últimos meses. Outro fator útil, em comparação com outros testes, é que é bastante barato executar, com cada amostra custando cerca de US $ 8 para ser executada, principalmente porque muitas amostras podem ser executadas ao mesmo tempo.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel