Cientistas criam a primeira forma de vida sintética imune a vírus

Essa 'revolução' poderia ter benefícios em biotecnologia e medicina, ao ser capaz de criar novos medicamentos, como antibióticos (Crédito: Reprodução/Unsplash)
O que aconteceria se fosse criada uma forma de vida imune a qualquer tipo de vírus ou bactéria? Cientistas de Cambridge deram um passo gigantesco na carreira da pesquisa biológica: ao manipular o código genético de um micróbio, eles criaram uma célula sintética capaz de bloquear qualquer tipo de doença, segundo o portal de ciência e tecnologia Agency ID.
Isso representa um avanço sem precedentes na biologia. Já se sabia como manipular o DNA, mas agora é a primeira vez que o comportamento das células pode ser modificado para criar diferentes formas de vida.
+ Covid-19: chega ao Brasil lote com 527 mil doses da vacina da Pfizer
O diretor da pesquisa, Jason Chin – diretor do projeto e, também, do Laboratório do Conselho de Pesquisa Médica de Biologia Molecular-, afirmou que se trata de uma “revolução”: “Essas bactérias podem ser modificadas para transformá-las em ‘fábricas’ de produção de novas moléculas com novas propriedades”. Ele ressalta que isso poderia ter “benefícios em biotecnologia e medicina, ao ser capaz de criar novos medicamentos, como antibióticos”, de acordo com o Financial Times.
Além disso, Chin explica que se um vírus “entrar nos depósitos de bactérias que são usadas para fazer certos medicamentos, pode destruir todo o lote”. No entanto, “nossas células modificadas podem reverter essa situação sendo completamente resistentes aos vírus”.
O estudo foi concluído após a criação de uma versão da bactéria E. Coli comum do zero, usando produtos químicos de laboratório. Os pesquisadores reescreveram o código genético da bactéria Syn61, alterando não apenas seu DNA, mas toda a “maquinaria celular” que transforma os genes em produtos bioquímicos. Assim, foi possível criar um organismo como a E. Coli, mas com propriedades adicionais.
Veja também
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Bruna Lombardi posta foto seminua e reflete sobre intimidade
- + 7 dicas para aumentar a restituição do seu Imposto de Renda
- + Jovem é internado na UTI após desenvolver condição pulmonar rara ao se masturbar
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + 10 carros com tração dianteira divertidos de guiar
- + Filha de Ana Maria Braga exibe vida simples no interior de SP
- + Chay Suede vira piada nas redes sociais com foto de ‘feijoada gourmet’
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
Tópicos
alex machado campos Anvisa anvisa aprova anvisa aprova sputnik anvisa autoriza anvisa e sputnik anvisa libera sputnik anvisa sputinik anvisa sputnik anvisa vacina atrasos Cepa Como a gripe espanhola foi erradicada? Como a gripe espanhola se espalhou pelo mundo? como diferencial resfriado da covid como diferenciar gripe de covid? Como foi a gripe espanhola no Brasil? composição da vacina astrazeneca anvisa coronavírus coronavírus pode matar vírus da gripe? erradicação extinção g1 anvisa gripe gripe coronavírus importação Qual foi a causa da gripe espanhola? qual o vírus mais forte gripe ou covid remedio para emagrecer aprovado pela anvisa Sputinik Sputnik sputnik V sputnik v anvisa Sputnik V e Covaxin vacina vacina sputnik vacina sputnik anvisa vacinas variante vírus vírus da gripe votacao anvisa votação da anvisa