As vacinas de RNA mensageiro (mRNA) para prevenir o coronavírus existem em todo o mundo por sua eficácia no combate à doença. Por esse motivo, os especialistas trabalharam com vacinas de mRNA para tratar ou prevenir doenças como o câncer .

Nesse sentido, um grupo de pesquisadores da China desenvolveu um hidrogel que, quando administrado a camundongos com melanoma, libera nanovacinas de RNA que encolhem os tumores e evitam a metástase, segundo a revista científica Nano Letters.

+ Teste de urina simples pode detectar câncer no útero

Os especialistas explicaram que as chamadas vacinas de imunoterapia contra o câncer funcionam de maneira semelhante às vacinas de mRNA para Covid-19, já que a única diferença é que elas ativam o sistema imunológico para atacar tumores em vez de um vírus.

De acordo com a Europa Press, quando a vacina de mRNA foi injetada sob a pele de camundongos com tumores de melanoma para expressar ovalbumina, o hidrogel liberou mRNA e nanopartículas adjuvantes em um período de 30 dias.

Da mesma forma, a vacina de mRNA ativou as células T e incitou a produção de anticorpos, fazendo com que os tumores diminuíssem e, ao contrário dos camundongos não vacinados, os inoculados não apresentavam metástase para o pulmão.

Notavelmente, esses resultados demonstraram que o hidrogel pode alcançar uma imunoterapia contra o câncer eficaz e duradoura por meio de um único tratamento, observaram os pesquisadores do estudo.