Com o aumento das situações de seca em várias regiões do mundo, a quantidade de precipitação que existe pode não ser a suficiente. Pensando nesse requisito futuro, vários cientistas têm sido pagos, através do Programa de Pesquisa dos Emirados Árabes Unidos para a Ciência de Melhoramento da Chuva, para estudar a chuva e maneiras artificiais de fazer chover.  O clima e as temperaturas extremas do país fazem com que a quantidade de chuva que ocorre seja pouca para as necessidades da população.

+ ONS reduz projeções de chuvas em hidrelétricas; diminui expectativa de carga

A solução para fazer chover pode estar em choques elétricos, revelam pesquisadores da Universidade de Reading, no Reino Unido. Num novo estudo, publicado na revista Proceedings of the Royal Society A, os autores revelam que quanto maior é a variação das cargas elétricas, maior é a atração entre as gotas de chuva. Assim, ao se sobrecarregar uma nuvem com uma descarga elétrica isso pode levar à produção de chuva.

“Isto melhora a nossa compreensão de como a carga influencia o crescimento da gota e traz um novo ponto de vista para responder à velha pergunta: por que chove?”, afirma o meteorologista e autor do artigo, Giles Harrison, ao jornal The Guardian.