Emissão de sinais de um planeta fora do sistema solar pode indicar que há vida extraterrestre. Cientistas investigam essa emissão de ondas que chegaram à Terra e consideram que há indícios de que o sinal teria partido de Proxima Centauri b, – exoplaneta que orbita a estrela Proxima Centauri, a mais próxima do Sol, região que é considerada potencialmente habitável.

De acordo com a BBC, os sinais foram percebidos em 2019 por um radiotelescópio da Austrália. De lá para cá, cientistas tentam entender o que essas ondas significam.

+ Detectado provável sinal de rádio proveniente de exoplaneta, diz estudo
+ Países devem redesenhar progresso e reduzir pressão sobre o planeta

Os grupos de cientistas que avaliam a descoberta não descartam que a origem das ondas esteja ligada a alguma forma de vida fora da terra.

A pesquisadora Mar Gómez, doutora em Ciências Físicas pela Universidade Complutense de Madrid, disse à BBC Mundo que o sinal apareceu apenas uma vez e não se repetiu.

De acordo com ela, a frequência era diferente dos sinais emitidos pelos dispositivos terrestres, como satélites e espaçonaves.

A especialista explica que no espaço não há som. A única maneira que existe para se comunicar naquele ambiente seria por meio de ondas de rádio.

Tanto como a Terra pode emitir as ondas de rádio para o espaço exterior, destaca Mar, é provável que outras formas de vida em outros planetas ou sistemas estelares também tentem se comunicar desta maneira.