A revista norte-americana Time nomeou a estudante Gitanjali Rao como a primeira “Criança do Ano”. A menina de 15 anos inventou uma tecnologia capaz de identificar contaminações em água potável e um aplicativo para combater o cyberbullying – violência através da internet.

+ Cientistas rastreiam dejetos plásticos por satélite para limpar oceanos
+ Cientistas resolvem mistério de objeto desconhecido na órbita da Terra

Gitanjali cursa o segundo ano do Ensino Médio na STEM School Highlands Ranch, uma escola especializada em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, nos Estados Unidos. Essa não é a primeira vez que a jovem tem grande reconhecimento. Em 2017, ela venceu um concurso de ciência e engenharia, o Discovery Channel Young Scientist Challenge e, neste ano, as suas inovações foram reconhecidas pela revista Forbes.

Em entrevista feita à Angelina Jolie, que é editora colaboradora da TIME, ela falou sobre sua paixão pela ciência e tecnologia e sobre o desejo que tem de criar uma comunidade global de jovens inovadores para resolver problemas ao redor do mundo.

Atualmente, Gitanjali trabalha para encontrar uma maneira fácil de detectar bio-contaminantes na água, como parasitas. “Eu espero que seja algo barato para que as pessoas em países de terceiro mundo possam identificar o que está em sua água”.

Instagram will load in the frontend.