Giro

Cidade do Japão usa lixeiras em forma de monstros para incentivar reciclagem

Crédito: Reprodução

Na famosa série japonesa de anime Attack on Titans, os titãs são monstros humanoides gigantes com bocas largas e que adoram comer humanos. (Crédito: Reprodução)

Na famosa série japonesa de anime Attack on Titans (Ataque dos Titãs ou Shingeki no Kyojin), os titãs são monstros humanoides gigantes com bocas largas e que adoram comer humanos. Então, naturalmente, essas criaturas também poderiam ser “usadas” para dar fim ao lixo urbano.

Segundo o site americano de notícias geeks Kotaku, a prefeitura da cidade de Oita, no Japão, decidiu promover a reciclagem e a limpeza urbana, em parceria com a Coca-Cola, e instalou diversas lixeiras baseadas nos personagens de Attack on Titans.

+ Vinte lixões foram desativados entre março e junho no Brasil

Esse projeto ambiental é chamado Change for the Blue e as lixeiras são conhecidas como “kyojin-gata gomibako” (em japonês). Elas estão causando “medo” nas pessoas, especialmente à noite, e estão localizadas ao lado de máquinas automáticas de venda de refrigerantes da Coca na cidade de Oita.



Uma das lixeiras, que tem o rosto de um titã com rosto de mulher e boca grande cheia de dentes poderá ser usada por tempo limitado, até 22 de novembro, informa o site especializado. 

Ainda conforme o Kotaku, essa não é a primeira vez que a cidade de Oita usa o anime Ataque dos Titãs para promover a consciência ecológica. No início deste ano, uma lixeira baseada no famoso desenho foi usada para coletar garrafas de politereftalato de etileno (PET), amplamente vendidas em supermercados japoneses, lojas de conveniência e máquinas automáticas.

Para quem está se perguntando porque a iniciativa de reciclagem está sendo feita em Oita e não em Tóquio, capital do Japão e cidade mais populosa do mundo, a razão, como mostra o site americano, é simples. O município do projeto Change for the Blue é o local de nascimento do criador da Attack on Titans, Hajime Isayama.

Além disso, em março, estátuas de bronze em tamanho real da versão infantil dos personagens Eren Yeager, Mikasa Ackerman e Armin Arlert, de Ataque dos Titãs, foram colocadas na base da represa Oyama, como se estivessem olhando para a estrutura, aguardando a chegada de algum titã.

As estátuas foram construídas graças a um financiamento coletivo de fãs do anime que arrecadaram US$ 392.673 (cerca de R$ 2,04 milhões).

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km