Mais uma cidade brasileira fará o teste de vacinação em massa da sua população. A escolhida, desta vez, é a cidade de Viana, no Espírito Santo. Por lá, será usada meia dose da AstraZeneca, que é produzida pela Fiocruz. Ao invés de duas doses com 0,5 ml cada, com intervalos de três meses, como ocorre atualmente, no teste serão duas doses com 0,25 ml, com o mesmo intervalo de tempo.

Vale lembrar que a Coronavac, produzida pelo laboratório Butantan, também fez um estudo de vacinação em massa em Serrana, no interior de São Paulo, mas com a mesma dose aplicada nos postos de saúde. Os resultados iniciais mostraram queda de 95% no número de mortes por covid-19.

+ Sob forte pressão, Anvisa adota meio termo para liberar importação das vacinas Sputnik V e Covaxin

De acordo com a CNN, o anúncio sobre o teste da vacina de Oxford foi feito nesta sexta-feira (4) pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e o objetivo é avaliar a efetividade da vacina imunizando 85% da população de Viana de 18 a 49 anos, o que contabiliza cerca de 35 mil habitantes, de acordo com o número de eleitores.

Um dos motivos para a escolha da cidade é porque ela é próxima da região metropolitana e é um centro logístico que fica às margens da rodovia que dá acesso à Vitória, Minas Gerais e Rio de Janeiro e, com isso, tem um forte potencial de transmissão e contaminação.