O departamento de transportes coletivos do Porto, em Portugal, assinou um contrato para o fornecimento de eletricidade 100% renovável com a empresa espanhola Acciona. O contrato assegura o fornecimento de cinco mil megawatts por hora de energia renovável com garantia de origem.

+ Ambev fecha compra de mil veículos elétricos
+ De Volta Para o Futuro? DeLorean pode voltar como um carro elétrico

Com esta solução, a operadora de transporte rodoviário vai evitar a emissão de 1.046 toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera. Através do consumo desta fonte de energia é garantida a redução de emissões de CO2 no Porto, Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos e Valongo.

“A eletrificação dos transportes públicos movidos a energia renovável é uma das maneiras mais rápidas e eficazes de tornar as nossas cidades e economias verdes“, afirma o diretor da divisão de energia da Acciona em Portugal, citado em comunicado.

Para a autarquia do Porto, esta solução “vai permitir à empresa de transportes – agora sob gestão intermunicipal – cumprir a sua estratégia de desenvolvimento de um sistema de mobilidade sustentável, reduzindo a pegada ecológica nos municípios onde opera”.