Ciência

Ciclo de Coronavac com reforço da Pfizer gera imunidade de 97,3%, diz estudo

Crédito: Pixabay

Apesar de permitir novas infecções, as vacinas seguem como a arma mais letal para impedir o avanço das complicações causadas pela Covid-19 (Crédito: Pixabay)



Uma dose de reforço da vacina da Pfizer a quem tomou as primeiras aplicações da Coronavac alcança eficácia de 92,7% contra infecções e 97,3% contra casos graves, que envolvem hospitalizações e mortes. É o que afirma uma pesquisa elaborada por cientistas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade de Brasília (UNB) e da Universidade de Glasgow que envolveu 14 milhões de pessoas publicada na revista científica Nature Medicine.

A maior proteção da dose de reforço contra a Covid-19 ocorreu em um período no qual foi aplicada até 30 dias após a segunda injeção do imunizante.

+ Brasil chega a 70,76% da população com duas doses da vacina contra a covid-19
+ 4ª dose da vacina: quando estará disponível e quem deve tomar, segundo os especialistas

A eficiência da Coronavac caiu para 34,7% contra infecções e 72,5% contra quadros graves depois de seis meses após a segunda dose. A pesquisa indica que indivíduos a partir de 80 anos tiveram menor proteção após a segunda dose, mas, com um reforço da Pfizer, chegaram a níveis seguros de proteção.




O estudo avaliou, entre 18 de janeiro e 11 novembro de 2021, dados de milhões de pessoas que passaram por testes rápidos de Covid-19 e foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde.

A conclusão coincide com outros estudos que afirmam que o reforço da vacina com marca diferente da qual completou o ciclo vacinal (primeira e segunda doses) gera uma proteção mais efetiva.

Por outro lado, pesquisadores da Universidade de Yale publicaram, em dezembro de 2021, um estudo em que afirma que duas doses de Coronavac seguida pelo reforço da Pfizer apresentam resposta imune menor contra a variante Ômicron do que comparado às outras cepas anteriores, como alfa, beta, gama e delta.







Tópicos

amostra coletada Anvisa AstraZeneca Butantan capital paulista comprovante de endereço comprovante de residência coronavac coronavírus Covid-19 dose de reforço dose de reforço astrazeneca dose de reforço bh dose de reforço campinas dose de reforço coronavac dose de reforço covid dose de reforço curitiba dose de reforço da janssen dose de reforço df dose de reforço idosos dose de reforço idosos sp dose de reforço Janssen dose de reforço pfizer dose de reforço profissionais da saúde dose de reforço quando tomar dose de reforço rj dose de reforço são paulo dose de reforço sorocaba dose de reforço sp dose de reforço sp calendario dose única Fiocruz genotipagem GOVERNO DE SÃO PAULO Hospital Geral Guaianazes Hospital Municipal Tide Setúbal imunizante Janssen Marcelo Queiroga Ministério da Saúde omicron Oxford países africanos parque do ibirapuera está aberto hoje parque ibirapuera fotos parque ibirapuera horário de funcionamento parque ibirapuera localização parque ibirapuera o que fazer parque ibirapuera próximos eventos passaporte vacina sp Pfizer Precisa agendar para ir no Ibirapuera? proteção ômicron Quais portões do Ibirapuera estão abertos? qual dose de reforço eu preciso tomar depois da Janssen? Qual é o tamanho do parque do Ibirapuera? Quando abrirá o parque do Ibirapuera? Quando os parques voltam a funcionar? quantas doses de reforço eu preciso tomar da Janssen? quantas doses de vacina eu preciso tomar? Quanto custa para entrar no parque Ibirapuera? quarentena quarta dose da vacina contra covid quarta dose da vacina coronavirus quarta dose da vacina covid quarta dose da vacina covid no brasil quarta dose da vacina em israel quarta dose da vacina em santo andré quarta dose da vacina em são paulo quarta dose da vacina em sp quarta dose da vacina no brasil quarta dose da vacina para idosos rede municipal de saúde reforço saúde Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo segunda dose sequenciamento sequenciamento genômico sintomas da doença sintomas ômicron sintomáticos SP SUS telefone do parque ibirapuera terceira dose terceira dose protege da ômicron? vacina vacina da Pfizer vacina já sp vacina omicron vacina sp 3 dose vacina sp astrazeneca vacina sp cadastro vacina sp calendario vacina sp fila vacina sp idade vacina sp locais vacina sp pfizer vacina sp sabado vacina sp terceira dose vacinação vacinação nacional variante delta