Agronegócio

Chuvas melhoram lavoura de trigo dos EUA, da Europa e do Mar Negro

São Paulo, 4 – O tempo chuvoso e úmido, observado no último fim de semana na Europa, na região do Ma Negro e nos Estados Unidos, deve melhorar as condições das lavouras de trigo nessas áreas – grandes produtoras do cereal. Nos Estados Unidos, esperam-se pancadas esparsas de chuva nas Planícies do Norte e no Meio-Oeste para o início desta semana, segundo a empresa de meteorologia DTN. Já na Europa e na região do Mar Negro, as lavouras do cereal vinham sendo prejudicadas por uma seca prolongada, o que vem mudando desde a ocorrência de precipitações na última sexta-feira. “Para o trigo, se ocorrerem grandes chuvas, podemos ter uma safra do cereal em recuperação” observa Charlie Sernatinger, da ED&F Man Capital

William Rutherford-Roberts, analista da consultoria INTL FCStone, pondera que o clima úmido na Europa aliviou algumas das preocupações de quebras na colheita, mas ainda é preciso avaliar o tamanho da recuperação das lavouras. “O clima úmido, sem dúvida, contribuiu para reverter os danos causados às lavouras, mas permanece um ponto de interrogação sobre a extensão da recuperação”, diz.

A melhora nas condições das lavouras das principais regiões produtoras pode pesar sobre os preços do cereal, já que traders esperavam aperto na oferta global com menor produção dos principais países exportadores. Rutherford-Roberts observa que a cautela dos investidores quanto às cotações do trigo podem ser observadas na redução da aposta dos fundos na alta dos futuros do cereal na Bolsa de Chicago (CBOT, na sigla em inglês).

De acordo com relatório da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC, na sigla em inglês), a posição líquida comprada dos fundos passou para 17.102 lotes na última terça-feira (28), o menor nível das últimas oito semanas. Fonte:

Veja também

+ Receita abre consulta a segundo lote de restituição de IR, o maior da história
+ Homem encontra chave de fenda em pacote de macarrão
+ Baleias dão show de saltos em ilhabela, veja fotos!
+ 9 alimentos que incham a barriga e você não fazia ideia
+ Modelo brasileira promete ficar nua se o Chelsea for campeão da Champions League
+ Cuide bem do seu motor, cuidando do óleo do motor
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança