Giro

Chuva de meteoros do cometa Halley terá seu auge na madrugada desta quinta

Crédito: Reprodução/NASA

Sob condições ideais (um céu escuro e sem lua), cerca de 20 desses meteoros muito rápidos podem ser vistos por hora. (Crédito: Reprodução/NASA)

Peça a qualquer pessoa para nomear um cometa e há 90% de certeza de que o cometa escolhido será de Halley, o mais famoso dos cometas. A órbita do Cometa Halley se aproxima da órbita da Terra em dois lugares. Um ponto é no início de maio, produzindo uma exibição de meteoros conhecida como Eta Aquarids. O outro ponto ocorre na segunda metade de outubro, produzindo os meteoros Orionid.



+ Um meteoro rompe o teto e cai na cama de uma mulher no Canadá

E é justamente nesta noite que está previsto a chuva de meteoros. Sob condições ideais (um céu escuro e sem lua), cerca de 20 desses meteoros muito rápidos podem ser vistos por hora. Há, no entanto, uma grande desvantagem para quem planeja observar esses meteoros este ano: uma lua praticamente cheia.

Os orionídeos (nome que se dá aos meteoros dessa chuva) poderão ser vistos já a partir das 22 horas, mas o melhor horário para observá-los é entre meia noite e 4h da madrugada desta quinta-feira, 21. Na noite seguinte, entre 21 e 22 de outubro, também poderá ser observada uma atividade interessante de meteoros da Oriónidas, embora com menor intensidade.

Os fragmentos dos orionídeos atingem a Terra numa velocidade média de 67 km/s (241 mil km/h), o que gera meteoros muito rápidos e luminosos, alguns deles deixando uma trilha ionizada por alguns segundos. Embora não seja muito comum, alguns orionídeos podem ser bastante luminosos e explosivos.



Essa noite é, sem dúvida, o melhor momento para se observar a Oriónidas, especialmente, nas últimas horas da madrugada do dia 21, quando a atividade de meteoros estará mais intensa.

O canal do Youtube Mistérios do Espaço vai transmitir ao vivo esse fenômeno.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?