A fabricante chinesa de carros elétricos conseguiu a façanha de sair da ruína para se tornar a quarta montadora mais valiosa do mundo, atrás apenas da Tesla, Toyota e Volkswagen. A chinesa, que chegou perto de um processo de falência, ultrapassou a norte-americana General Motors.

Segundo o Estado de S.Paulo, a empresa vendeu mais de 5.000 carros no mês e, com isso, o valor de mercado chegou a US$ 56 bilhões no começo de novembro, ante a US$ 53 bilhões da GM.

+ Impulso nas ações da Tesla torna Elon Musk segundo mais rico do mundo
+ Elon Musk diz que Tesla ficou perto da falência

O que também pode explicar essa valorização é que o mercado financeiro vê as fabricantes de modelos elétricos de luxo como promissoras. Um exemplo disso é a própria Tesla, que teve valorização superior a 400% neste ano.

A montadora chinesa tem três modelos à disposição dos clientes. Um deles é o EC6, um crossover cupê que contém dois motores elétricos que produzem uma potência combinada de 536 cv e autonomia de 615 km. Tem ainda o ES8, que é um SUV de sete lugares, dois motores elétricos que produzem até 536 cv e roda de 580 km. Já o ES6 é um SUV médio, que também conta com duas baterias e tem autonomia de até 610 km.