Tecnologia

Chinesa CATL revela bateria de íon de sódio

Chinesa CATL revela bateria de íon de sódio

Prédio da CATL em Ningde

PEQUIM (Reuters) – A chinesa CATL se tornou nesta quinta-feira a primeira grande fabricante de baterias automotivas a revelar uma bateria de íon de sódio, dizendo que planeja criar uma cadeia de suprimentos para a nova tecnologia em 2023.

À medida que os veículos elétricos se tornam cada vez mais populares, a demanda por itens essenciais para baterias, especialmente cobalto, aumentou. Isso estimulou fabricantes de automóveis e baterias a buscar alternativas às três tecnologias principais atuais – níquel-cobalto-alumínio, níquel-cobalto-manganês e baterias de fosfato de ferro-lítio.

As baterias de íon de sódio não contêm lítio, cobalto ou níquel. A empresa não deu detalhes de custo das novas baterias.

A CATL, maior fabricante de baterias de automóveis da China, avaliada em quase 200 bilhões de dólares, também revelou uma bateria que integra baterias de íon de sódio e íon de lítio.



A densidade de energia de suas novas baterias de íon de sódio ainda é menor do que a de outras baterias, disse Huang Qisen, vice-chefe do centro de pesquisa da CATL. Mas ele acrescentou que têm um bom desempenho em climas frios e cenários de carregamento rápido.

A CATL, que compete com a Panasonic e a sul-coreana LG Chem, está desenvolvendo outras tecnologias que integram células de bateria direto no chassi de um veículo elétrico para estender sua autonomia. As montadoras que a CATL atende incluem Tesla, Volkswagen e Geely.

(Reportagem de Yilei Sun e Tony Munroe)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH6S1BD-BASEIMAGE

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago