Negócios

China tem rápido crescimento comercial em abril conforme recuperação avança

China tem rápido crescimento comercial em abril conforme recuperação avança

Contêineres em porto de Xangai, na China

Por Stella Qiu e Kevin Yao

PEQUIM (Reuters) – A China deu continuidade a seu impressionante desempenho comercial em abril, com as exportações acelerando inesperadamente e o crescimento das importações atingindo máxima de uma década, em um impulso à segunda maior economia do mundo.

A recuperação econômica dos EUA e a estagnação da produção industrial em outros países afetados pelo coronavírus elevaram a demanda por produtos fabricados na China, disseram analistas.

As exportações em termos de dólares saltaram 32,3% sobre o mesmo período do ano anterior, para 263,92 bilhões de dólares, informou nesta sexta-feira a Administração Geral de Alfândegas da China, superando a previsão de analistas de 24,1% e o crescimento de 30,6% em março.

“O crescimento das exportações da China de novo surpreendeu para cima”, disse Zhiwei Zhang, economista-chefe da Pinpoint Asset Management, acrescentando que dois fatores –o crescimento da economia dos EUA e a crise da Covid-19 na Índia, levando algumas encomendas a passar para a China –provavelmente contribuíram para o forte crescimento das exportações.

As importações também foram impressionantes, subindo 43,1% sobre o ano anterior, ganho mais forte desde janeiro de 2011 e acelerando ante a taxa de 38,1% vista em março. Também foi melhor do que a alta de 42,5% esperada em pesquisa da Reuters, diante dos preços mais altos de commodities.

O superávit comercial da China de 42,85 bilhões de dólares foi maior do que o excedente de 28,1 bilhões esperado em pesquisa da Reuters.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH460IF-BASEIMAGE

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago