PEQUIM (Reuters) – A China vai liberar petróleo de suas reservas de acordo com suas necessidades, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores nesta quarta-feira, acrescentando que o país está em estreita comunicação com os países produtores e consumidores de petróleo.

Os Estados Unidos disseram na terça-feira que liberarão milhões de barris de petróleo de reservas estratégicas em coordenação com a China e outras nações asiáticas para tentar esfriar os preços depois que os produtores da Opep+ repetidamente ignoraram os pedidos por mais produção de petróleo bruto.

Putin participa de testes para forma nasal de vacina contra Covid-19

A Administração Nacional de Alimentos e Reservas Estratégicas da China confirmou à Reuters na semana passada que estava trabalhando em uma liberação dos estoques de petróleo, mas se recusou a comentar o pedido dos EUA.

Falando em uma coletiva de imprensa diária, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijian, novamente se recusou a comentar se a China está participando das divulgações de estoques de petróleo coordenadas pelos Estados Unidos.

“O lado chinês organizará uma liberação de petróleo bruto das reservas estatais de acordo com suas próprias necessidades reais”, disse Zhao, acrescentando que publicaria informações relevantes sem demora.

Zhao disse que a China manterá a comunicação e a cooperação para garantir a estabilidade de longo prazo do mercado de petróleo.

 

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHAN0HW-BASEIMAGE