Negócios

China deve manter juro básico para empréstimos pelo 18º mês consecutivo

Crédito: REUTERS/Jason Lee

Bandeira da China em Pequim (Crédito: REUTERS/Jason Lee)

XANGAI (Reuters) – A China deve manter sua taxa básica de juros pelo 18º mês consecutivo na decisão de outubro, na quarta-feira, apesar da pressão crescente sobre a economia, mostrou uma pesquisa da Reuters.

Dezenove operadores e analistas, ou 95% de 20 participantes da pesquisa instantânea, não previram nenhuma mudança na taxa de empréstimo de um ano (LPR, na sigla em inglês) ou no prazo de cinco anos, após o Banco do Povo da China (PBOC, na sigla em inglês, banco central do país) manter a taxa de juros de seus empréstimos de médio prazo na semana passada.



Tecnologia ampara alta das ações asiáticas apesar de ruídos na China

Um único entrevistado previu corte marginal de 5 pontos-base na LPR de um ano e não esperava nenhuma mudança para o prazo de cinco anos, que influencia o preço das hipotecas.

A LPR de um ano está atualmente em 3,85%, e a taxa de cinco anos, em 4,65%.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


A economia da China cresceu 4,9% no trimestre de julho a setembro em relação ao mesmo período do ano anterior, mostraram dados na segunda-feira, seu ritmo mais fraco desde o terceiro trimestre de 2020.

A segunda maior economia do mundo está lutando contra uma escassez de energia, que atingiu as fábricas, e problemas de dívida em seu setor imobiliário.


tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH9I0MK-BASEIMAGE