Economia

China afirma que fundador da Evergrande deve pagar as dívidas da empresa com seus recursos

Crédito: AFP

O fundador do grupo Evergrande, Xu Jiayin, em foto de 5 de junho de 2017 - AFP (Crédito: AFP)

As autoridades chinesas afirmaram ao fundador do grupo imobiliário Evergrande, Xu Jiayin, que ele deve usar sua fortuna pessoal para ajudar a enfrentar a grande dívida da empresa, informou a imprensa.

A crise de liquidez de uma das principais empresas chinesas minou a confiança dos investidores e abalou o mercado imobiliário chinês, ao mesmo tempo que provocou temores de um possível contágio para toda a economia.



Magnata da água engarrafada é o homem mais rico da China

Na semana passada, o grupo pagou de maneira inesperada os juros de um título offshore pouco antes do fim do prazo.

Também anunciou a retomada das obras em mais de 10 projetos paralisados.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


Mas a agência Bloomberg News informou que Pequim pressionou Xu a utilizar os próprios recursos para ajudar a pagar a dívida da empresa, de acordo com fontes próximas à crise.

Mas é pouco provável que Xu consiga provocar um grande impacto na dívida da Evergrande, de mais de 300 bilhões de dólares. A Bloomberg informou que sua fortuna pessoal é de menos de US$ 8 bilhões.


Xu, de 63 anos, já foi a pessoa mais rica da China, com uma fortuna de mais de 40 bilhões de dólares há alguns anos, antes do início dos problemas na empresa.

Fontes citadas pela Bloomberg afirmaram que governos locais de toda a China monitoram as contas bancárias de Evergrande para assegurar que os recursos são usados para completar projetos de habitação e não são desviados para o pagamento de dívidas.

As medidas de controle da China sobre o endividado setor imobiliário provocaram a crise de liquidez da Evergrande e afetaram outras empresas.



Tópicos

a China Evergrande bolsa china bolsa de hong kong Bolsa Hong Kong Bolsas Ásia calote dívida grupos imobiliários incorporadoras China china banco central china bleckoput china coronavírus 2021 china covid china crescimento 2021 CHINA CRISE EnERGÉTICA china economia 2021 China Exportações brasil china importações china injeção no mercado Evergrande china injeta dinheiro na economia Evergrande china juros básicos china lockdown 2021 china óleo de soja china pandemia china PIB 2021 china produção crise energética china sistema financeiro Evergrande china soja china superávit crise de liquidez evergrande derrubando o mercado de Hong Kong para uma mínima em quase um ano evergande Chinese Estates Holdings evergrande ações evergrande bilionário de Hong Kong Joseph Lau Chan Hoi-wan evergrande bolsa de Tóquio evergrande bolsa volta evergrande bolsas internacionais Evergrande calote Evergrande calote próximo evergrande colapso evergrande crise financeira evergrande despenca evergrande economia china evergrande efeito borboleta evergrande efeito dominó evergrande gigante setor imobiliário china evergrande impacto evergrande lehman Brothers evergrande mercados mundiais evergrande pagamento de juros evergrande títulos exportações china Fitch corta nota evergrande grupo fantasia calote incorporadora dívida evergrande pandemia ressurge china pólo industrial do nordeste da China suspende operações tórrida sessão para a incorporadora mais endividada do mundo