os portugueses descobriram o Brasil que gosta de vinho. E aportaram por aqui com um investimento milionário na maior ação comercial já realizada por um país estrangeiro no mercado nacional. Entre os dias 23 de outubro e 1º de novembro, 2,5 mil lojas de 18 estados brasileiros aderiram ao primeiro Festival Vinhos de Portugal, que além de descontos para o consumidor levou formação on-line para 3,5 mil profissionais do setor. Segundo o presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão, o evento ocorre no momento em que o brasileiro está descobrindo o vinho português. “Há uma variedade de castas incrível, muita coisa ainda por chegar e os consumidores estão cada vez mais ávidos por novidades”, afirmou.

A ação portuguesa visa ampliar sua participação no mercado brasileiro, dominado pelo Chile, país que há décadas adotou uma estratégia comercial agressiva para impor seus produtos por aqui — o que se traduz em preço final mais baixo para o consumidor. E enquanto os dois países disputam a preferência do gosto brasileiro, a produção nacional começa a ser valorizada. O aumento do consumo, somado ao dólar acima de R$ 5,70, resulta em uma oportunidade inédita para os produtores locais, hoje capazes de entregar produtos que merecem estar nas melhores adegas. A seleção destas páginas releva destaques dos três países.

R$ 1.834,60

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The 2018’s Seven Legendaries of Miolo A safra que resultou em rótulos para ficar na história da vitivinicultura brasileira está perfeitamente representada nesta coleção de sete rótulos. Com produção limitada, ela reúne os tintos mais representativos da Miolo, com potencial de guarda de mais de 10 anos — e por isso merecem repousar nesta caixa de madeira. Apenas pelo televendas@miolo.com.br.

R$ 999

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Pedra Cancela Intemporal 2012 Com produção de apenas 1,2 mil garrafas, o rótulo comemora os 20 anos da Pedra Cancela, projeto do grupo vitivinícola português Lusovini. Elaborado com as uvas encruzado, malvasia fina e cerceal branco, é um branco que surpreende pelo frescor, volume, pela complexidade e intensidade, com aromas marcantes de frutas e mel. Importado pela TDP Wines.

R$ 750

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Nica Esse dever ser o único blend criado por três vinícolas. As portuguesas Herdade do Esporão, Quinta do Crasto e Quinta dos Murças se uniram para elaborar um tinto premium, com tiragem de apenas 2 mil garrafas magnum (1,5 litro), todas enviadas para o Brasil. O rótulo homenageia os 25 anos da importadora Qualimpor e também o patriarca José Roquette (o Nica), cujos filhos seguiram seus passos no mundo do vinho.

R$ 953,90

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Don Maximiano Founder’s Reserve 2017 Este elegante tinto à base de cabernet sauvignon traz a assinatura do enólogo Eduardo Chadwick e presta homenagem ao criador da vinícola Errazuriz, inaugurada em 1870, no coração do Vale do Aconcágua. À venda na Grand Cru.

Para aprender mais e beber melhor

AULA GRÁTIS Gabriele Frizon apresenta quatro módulos on-line da Academia Concha Y Toro Brasil. (Crédito:Divulgação)

Interesse pelo vinho gera novos cursos, incluindo aulas gratuitas e EAD.

Eleito melhor sommelier do Brasil por duas vezes, Gianni Tartari tem se dedicado a compartilhar seus conhecimentos sobre vinho há mais de 20 anos. O que antes era feito em aulas presenciais, agora ganhou o mundo virtual. Ele acaba de lançar o programa Master em Vinhos – Começando a Degustar, um curso on-line que combina teoria e prática em 15 horas de estudos divididos em quatro módulos que abordam diversos temas: como o vinho é feito, as diferentes características das uvas, o conceito de terroir, a leitura de um rótulo — e é claro, como degustar. Segundo Tartari, a proposta é tornar o aluno um conhecedor de vinhos. “É para quem gosta de vinhos. Seja um iniciante, um profissional da área ou um degustador experiente”, afirmou. A iniciativa do premiado sommelier se soma a outras que passaram a ganhar força no País desde o início da pandemia. Criada em abril, a plataforma de ensino a distância da Academia Concha y Toro Brasil, ligada à vinícola chilena, já disponibilizou aulas sobre noções básicas de vinho em vídeos curtos e de fácil assimilação, apresentados pela sommelière Gabriele Frizon. Também dividido em quatro módulos que somam 15 aulas, o programa visa disseminar o conhecimento sobre a bebida por meio de conteúdos gratuitos que abordam desde a harmonização de vinhos com alimentos de sabores intensos, gordurosos e picantes. O serviço do vinho, temperatura de guarda, tipos de taças, decantação e aeração fazem parte das dicas da especialista, que explica ainda as diferenças entre tipos de rolha, o que são taninos e desmistifica algumas crenças sobre o vinho, caso da célebre “quanto mais velho melhor”.

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