Giro

Chile anuncia 1,5 bilhão de dólares em ajuda para classe média

Chile anuncia 1,5 bilhão de dólares em ajuda para classe média

(ARQUIVO) Foto de 03 de março de 2020 e divulgada pela Presidência chilena, mostra o presidente do Chile, Sebastian Pinera (D), durante uma entrevista coletiva ao lado de seu ministro da Saúde, Jaime Manalich, em Santiago. - Chilean Presidency/AFP/Arquivos

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, anunciou neste domingo(05) um pacote de ajuda no valor de 1,5 bilhão de dólares para a classe média, fortemente afetada pela crise econômica decorrente da pandemia.

As medidas, destinadas a cerca de 1.000 famílias, concentram-se quase que exclusivamente na oferta e ampliação de créditos em condições preferenciais garantidas pelo Estado. A ajuda ainda precisa ser aprovada pelo Congresso.

O pacote prevê empréstimos de até US $ 3.200, dividido em quatro parcelas, com uma taxa de juros igual a zero e um prazo de pagamento de quatro anos, além do adiamento da quitação de dividendos com garantia estatal.

Também determina a ampliação de um subsídio para pagamento de aluguel e crédito para pagamento do ensino superior.

Até agora, estas famílias foram excluídas dos auxílios estatais para enfrentar a crise do coronavírus, que infectou 295.532 pessoas e matou 6.308 pessoas confirmadas além dos 9.000 óbitos prováveis, segundo o último relatório oficial.

A Renda Familiar de Emergência criada para a crise é destinada a famílias com renda de até 400.000 pesos (US $ 490), que representam 34% das famílias chilenas, deixando de fora toda a classe média, equivalente a quase metade da população de 18 milhões de habitantes.

Após um acordo político, o Chile concordou em desembolsar até 12 bilhões de dólares – metade das economias que mantém no exterior – para enfrentar a crise econômica decorrente da pandemia.

pa/dga/jc

Veja também

+ Caixa libera FGTS emergencial para nascidos em julho nesta segunda-feira (10)

+ Avaliação: Chevrolet S10 2021 evoluiu mais do que parece

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea

+ Grosseria de jurados do MasterChef Brasil é alvo de críticas

+ Carol Nakamura anuncia terceira prótese: ‘Senti falta de seios maiores’

+ Ex-Ken humano, Jéssica Alves exibe visual e web critica: ‘Tá deformada’

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?