PEQUIM (Reuters) – A cidade de Chengdu, no sudoeste da China, retomará a produção e a vida “de maneira ordenada” a partir da próxima segunda-feira, após mais de duas semanas de lockdowns por conta da Covid-19 e de outras restrições mais rígidas, disseram autoridades locais neste domingo.

O anúncio acontece depois de a cidade de mais de 21 milhões de habitantes ter suspendido, na quinta-feira, o bloqueio imposto a partir de 1º de setembro, se tornando a maior metrópole chinesa atingida por lockdowns desde Xangai nos meses de abril e maio.

“A epidemia foi efetivamente controlada”, disse comunicado neste domingo, acrescentando que a cidade continuará fortalecendo medidas de prevenção contra a Covid por meio de várias novas regras.

A partir da meia-noite de segunda-feira, o transporte público e o trabalho em repartições públicas, instituições e empresas serão retomados, disse o aviso. Mas haverá a exigência de um resultado negativo do teste de Covid feito até 72 horas antes para entrar em áreas públicas ou usar transporte público, de acordo com regras semelhantes adotadas em outras grandes cidades, como Pequim e Xangai.

Bares, salas de jogos, academias, piscinas e outros locais de entretenimento ou lazer internos serão abertos “de maneira ordenada” e, uma vez abertos, deverão exigir provas de teste negativo para Covid feito em até 48 horas.