Cheia de mistérios. Assim é definida a vida pessoal e familiar do presidente da Rússia, Vladimir Putin O líder russo foi casado com Lyudmila Shkrebneva e teve duas filhas, Maria, que nasceu em 1985, na Rússia, e Katerina, um ano mais velha do que Maria e nascida na Alemanha.

Apesar da negação do Kremlin, a imprensa russa especula que Putin tem uma filha com a milionária Svetlana Krivonogikh e outros filhos com a ex-ginasta Alina Kabaeva.

As identidades das filhas oficiais nunca foram reveladas pelo presidente russo, que sempre fez breves declarações sobre as filhas sem nunca falar os nomes delas.

Em uma coletiva de imprensa, em 2015, Putin apenas disse que as filhas vivem e estudam na Rússia e que tem orgulho delas. “Minhas filhas falam fluentemente três idiomas europeus. Uma delas ainda fala uma ou duas línguas orientais. Elas estão dando seus primeiros passos e com muito sucesso”, disse Putin, segundo o Uol.

Rússia e Ucrânia anunciam novas conversas e Macron alerta contra ‘escalada’

“Minhas filhas estão envolvidas na ciência e na educação. Não interferem em nada, inclusive na política. Vivem normalmente”, afirmou o presidente russo.

Uma reportagem da Reuters diz que Maria estudou biologia na Universidade de São Petersburgo e medicina na Universidade Estatal de Moscou. Segundo o portal, ela é casada e tem um filho de 20 anos com o empresário holandês Jorrit Faassen, que trabalhou no Gazprom Bank, empresa ligada fortemente à Putin.

O casal viveria em Moscou, segundo a reportagem, onde Maria trabalha como pesquisadora especializada em endocrinologia. Ao canal de TV estatal Russia 1, Maria disse, em 2019,  que era uma das proprietárias e executiva da empresa Nomeko, especializada em pesquisa sobre câncer. A companhia, com sede em São Petersburgo, era um dos principais investimentos privados em saúde na Rússia.

Alguns veículos de imprensa russos dizem que Maria se separou de Faassen pouco antes do início da guerra na Ucrânia, mas as informações não foram confirmadas.

Katerina Tikhonova, filha mais nova de Putin, usa o sobrenome da avó materna. Ela é formada em Estudos Asiáticos pela Universidade Estatal de Moscou e tem mestrado em física e matemática.

Tikhonova tem um cargo de diretora na universidade e comanda um projeto para criar um centro bilionário de pesquisa. Katerina é atleta de dança acrobática e ganhou a quinta colocação num mundial na Suíça.

Matéria da agência Reuters conta que Katerina se casou em 2013 com Kirill Shamalov, de 33 anos, e filho de Nikolai Shamalov, amigo de longa data de Putin. Nikolai é acionista do Banco Rossiya, descrito por autoridades dos Estados Unidos como um banco pessoal da elite russa.

Uma casa à beira-mar em Biarritz, na França, avaliada em US$ 3,7 milhões, estaria entre as propriedades do casal, porém, segundo a agência Bloomberg, os dois teriam divorciado em 2018.