Tecnologia

Chegada do 5G não agrada todos os usuários e divide opiniões em Brasília

Crédito: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O uso da faixa de frequência 3,5 GHz possibilita aos clientes da Vivo, Claro e Tim uma conexão com velocidade até 100 vezes maior que a do 4G (Crédito: Marcello Casal Jr / Agência Brasil )



Brasília foi a primeira capital do país autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a ter o 5G “puro”, nesta quarta-feira (6). O uso da faixa de frequência 3,5 GHz possibilita aos clientes da Vivo, Claro e Tim uma conexão com velocidade até 100 vezes maior que a do 4G. No entanto, no Twitter, as opiniões dos usuários da capital do país estão divididas. De um lado, clientes satisfeitos elogiando a velocidade da internet. De outro, pessoas reclamando do alcance do serviço e da piora do sinal 4G após chegada da nova tecnologia.

Viagens de brasileiros para o exterior caíram 80% entre 2019 e 2021

A previsão é de que as próximas cidades a implantarem o 5G são Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo. A tecnologia funciona em aparelhos específicos e promete revolucionar a área da saúde, com a realização de cirurgias remotas, e trazer melhorias para agricultura, transportes, logística e mobilidade urbana.