O clima esquentou entre o WhatsApp e a Apple, que não estaria nada satisfeita com o fato de os aplicativos de mensagem mantidos pelo Facebook, principalmente o WhatsApp, facilitarem a vida de quem tem um iPhone e querem mudar para um smartphone com sistema operacional Android.

Pelo menos é o que deu a entender o chefe do WhatsApp, Will Cathcart, em entrevista ao OneZero, conforme o Tilt.  O executivo afirmou que isso “certamente” faz parte do interesse estratégico da Apple que pessoas “não usem algo como o WhatsApp”, porque “eles não querem que as pessoas usem telefones Android”. O WhatsApp funciona nos dois sistemas —iOS e Android— enquanto o iMessage é exclusivo da Apple.

+ O que está por trás dos novos termos de uso do WhatsApp?

O climão entre as duas gigantes de tecnologia não é novidade. No começo do ano, o cofundador e chefe do Facebook, Mark Zuckerberg, afirmou que a empresa vê “cada vez mais” a Apple como uma das suas grandes concorrentes.

Os serviços de mensagem são a fonte do problema. O iMessage já vem de fábrica em iPhones, MacBooks e outros gadgets da Apple. Para o Facebook, isso reduz as chances de crescimento de outros aplicativos do gênero, como as do grupo Facebook —no caso, o WhatsApp e Messenger.

Se aqui no Brasil, o WhatsApp ganha do iMessage em disparada, a situação não é bem assim nos Estados Unidos. Por lá, os smartphones da Apple lideram o ranking de vendas e muita gente usa o iMessage para conversar. Esse cenário explica porque a disputa entre as duas empresas anda tão acirrada.

O executivo falou ainda que a companhia monitora e se preocupa com vários aplicativos o tempo todo, dando a entender que não tem medo do Signal, novo aplicativo de mensagens.